Com o objetivo de engajar a torcida brasileira para os Jogos Olímpicos Rio 2016, a Editora Abril promove, desde junho, o ciclo de debates Abril no Rio. Nesta terça-feira (11), foi realizada a segunda etapa do projeto, com a participação da ex-ginasta e esquiadora Laís Souza. Na mesa ao lado dos jornalistas Sérgio Xavier, coordenador editorial do projeto, e Fábio Altman, redator-chefe de Veja, Laís debateu sobre o tema “Buscando o que parece impossível” e lembrou momentos de sua trajetória como atleta, do início na ginástica aos 4 anos de idade, passando pela mudança para os esportes de inverno, até a aposentadoria precoce por conta do acidente de esqui em montanhas nos Estados Unidos, sofrido no ano passado.
“O que nos define é a forma como levantamos depois da queda. Coloquei uma meta e uma data em mente: quero entrar nas Olimpíadas andando. Parece distante, mas várias pessoas já me disseram que sonharam com isso. Então porque não?”, revelou Laís.
Ao todo, o Abril no Rio reúne 12 debates, além de um “Exame Fórum Olimpíadas”, com foco em negócios e infraestrutura, sobre o legado que será deixado pelas empresas e pela organização dos Jogos Olímpicos para o Rio de Janeiro. Os eventos do projeto reúnem convidados, como patrocinadores, anunciantes, atletas, formadores de opinião e profissionais envolvidos nos Jogos Olímpicos, para discutir temas relacionados ao evento, como bastidores da preparação estrutural da cidade, urbanismo, mobilidade e preparação técnica dos competidores.
“Neste ciclo de debates nós teremos atletas olímpicos e paralímpicos, medalhistas ou não. Mas o que a Laís falou foi imbatível. Ela não foi uma atleta que subiu no lugar mais alto do pódio olímpico, mas eu digo que é imbatível o que ela tem para contar. Como ela mesma disse, sua rotina hoje é mais difícil do que nos tempos de atleta. Do ponto de vista do ensinamento, o que tivemos aqui hoje foi extraordinário”, ressaltou Altman.