A Grey Brasil criou o projeto “Reverse Delivery” para a ONG Banco de Alimentos Brasil, que atende mais de 20 mil pessoas que necessitam de mantimentos, incentivando as doações de comidas por meio de restaurantes de São Paulo. O objetivo foi fazer com que o entregador de comida, em vez de voltar ao restaurante de mochila vazia, trouxesse vários alimentos para pessoas carentes.
A ação fez tanto sucesso que foi adotada pela rede Burger King, da Espanha. O serviço delivery “Burger King em Casa” teve início em dezembro. De acordo com Bianca Shen, do Burger King Espanha, o que mais chamou a atenção da empresa foi a beleza e simplicidade do projeto, que utilizará uma infraestrutura já existente em 240 restaurantes com delivery das 680 lojas espalhadas pelo país. “Neste momento, em que já temos toda a logística montada para o serviço delivery ‘Burger King en Casa’, enxergamos no projeto uma oportunidade de ajudar as pessoas e dar mais relevância ao nosso novo serviço”.
O “Reverse Delivery” da Espanha adotará a mesma dinâmica do Brasil. Ao ligar para o serviço de entrega, o cliente é consultado sobre o interesse em doar algum alimento para a ONG, sem precisar sair de casa. Os alimentos doados ficarão nas lojas da Burger King e serão retirados pela ONG Banco de Alimentos da Espanha.
Para Rodrigo Jatene, CCO da Grey, a proposta do projeto “Reverse Delivery” é muito simples e pode ser implementada em qualquer empresa que ofereça o serviço de comida delivery. “Quando criamos esse projeto queríamos mostrar que é fácil doar comida e que as empresas podem se engajar nessa boa causa simplesmente utilizando sua infraestrutura e a logística reversa para transformar clientes em doadores de alimentos”.