Ucrânia e Rússia estão em guerra há mais de um ano por ocorrência de eventos políticos que levaram o governo de Moscou a anexar a região da Criméia à Rússia. No entanto, nem sempre os dois países foram inimigos. Em meio às comemorações dos 70 anos do Dia da Vitória, que celebrou no último dia 9 de maio o dia em que a União Soviética recebeu a rendição do exército nazista de Hitler, a agência de publicidade ucraniana Tabasco Creative Marketing Solutions criou uma campanha para o grupo Information Resistance que relembra a união e cumplicidade entre cidadãos das duas nações nas batalhas da Segunda Guerra Mundial, quando ambos ainda faziam parte da União Soviética.

Os filmes, que se tornaram virais e já foram assistidos mais de duas milhões de vezes, além de terem sido repercutido pela mídia internacional, começam denunciando que a Rússia promoveu esforços para reduzir a participação da Ucrânia no Dia da Vitória e revela que ao menos oito milhões de ucranianos morreram durante o conflito e que mais de dois mil heróis condecorados de guerra eram da Ucrânia, inclusive dez dos 41 generais soviéticos vencedores.

Em seguida, os vídeos trazem atores conhecidos por filmes ucranianos sobre a Segunda Guerra Mundial com cenas entre duas gerações, uma que participou das batalhas que levaram ao Dia da Vitória e uma atual de jovens que participam dos conflitos na fronteira que agradecem aos avós pela conquista.

Uma das produções cria esse diálogo entre um combatente da grande guerra e o neto que liga para o avô pelo telefone do quartel na fronteira onde hoje luta contra a Rússia. O soldado mais jovem parabeniza o ex-soldado soviético em russo dizendo “Feliz Dia da Vitória”, slogan forte para a Rússia, e o mais velho responde “Glória para a Ucrânia”. Para finalizar, o soldado mais jovem coloca a estrela vermelha concedida pela União Soviética ao avô na boina para que todos possam ver. O segundo vídeo traz um diálogo parecido entre duas gerações de enfermeiras.

A contradição dos diálogos com o momento atual da relação dos países é justamente para mostrar que a guerra entre duas nações que já foram amigas não faz sentido.

A produção dos vídeos ficou a cargo da produtora ucraniana Lime Lite Studio, que, assim como a agência Tabasco, não recebeu nenhum orçamento público para a campanha e fez o trabalho com investimentos próprios.

Confira o vídeo que mostra o case da campanha e, em seguida, os dois filmes da campanha anti-guerra pela celebração do Dia da Vitória:

Ficha técnica

Idea: Alex Kopytko and Alexander Smirnov

Actors:

Nina Antonova

Vladimir Talashko

Tatiana Khrapach

Yaroslav Kucherenko

Creative agency – Tabasco (www.tabasco.com.ua)

Creative director – Alexander Smirnov

Managing partner – Alexander Gorlov

Director – Olena Sukhanova

Producer – Olga Zhegulina

Copywriters – Misha Dragan, Ivan Barbul

Art director – Michel Suslov

Production – Lime Lite Studio (www.limelitestudio.com)

Director – Eli Sverdlov (www.elisverdlov.com)

Operator – Dmitry Yashenkov

Music – Tomer Biran (Tomerbiran.com)

Montage – Alexander Chornij

Second Director – Yuriy Andrievsky

Executive producers – Vladimir Yatsenko, Albert Zurashvili

Line Producer – Julia Foster

Style – Pavel Baklagin

Makeup – Anna Lukashenko

Casting – Pavel Makarchenko and Mikhail Voropai

Location manager – Valery Gumenchuk

Production manager – Maks Matveev

Post-production – Wizard / Coffee post

Sound – Baker Street