A Propeg criou para o Ministério das Cidades dois filmes da campanha da Semana Nacional de Trânsito, que acontece de 18 a 25 de setembro. Este ano, o tema da semana aborda o uso o cinto e das cadeirinhas de segurança.
Sob o conceito “Segurança no banco de trás evita acidentes fatais”, a ação mostra acidentes acontecendo de fato. O set de produção dos filmes contou com uma equipe de dublês especializada e, como parte da estratégia de comunicação, o making off será disponibilizado na internet, mostrando todos os cuidados que devem ser tomados ao transportar adultos e crianças no banco de trás.
Os dois comerciais mostram uma família e um grupo de amigos que se acidenta. A locução avisa no primeiro filme “Em alguns segundos, essa família sofrerá um acidente de trânsito. O filho mais novo, que está solto na cadeirinha, não sobreviverá. E a menina será arremessada contra o parabrisa.” Após o acidente, as equipes médicas fazem o atendimento. A locução volta e afirma: “Você pode mudar o fim dessa história num clique” e na seqüência retoma o início do comercial com os mesmos personagens tomando os cuidados necessários à segurança dos filhos, que neste caso são o uso do cinto e a utilização correta da cadeirinha.
Uma situação semelhante se repete no segundo filme que envolve jovens. A peça finaliza com o conceito acompanhando a locução: ” Segurança no banco de trás evita acidentes fatais.” A criação é de Cláudio Leite, Mauro Martins, Geisa Lopes e Mauro Assis com direção de criação do próprio Cláudio e de Ana Luisa Almeida.
Também foram criados anúncios diferenciados. Os de revista exploram a interatividade que o meio permite, fazendo com que a mensagem se transforme a partir da maneira como você une duas partes do anúncio. Os anúncios criados para jornal exploram o registro diário que esse meio costuma fazer do que acontece no trânsito, fazendo um paralelo entre duas matérias distintas onde as mesmas pessoas sobrevivem ou não a um acidente. A campanha também contempla outdoors, busdoors, MUBs e ações de mídias como a utilização de mensagens no próprio cinto de segurança de taxis e cartazes para banheiros de bares. A partir de parcerias da agência com veículos, também serão desenvolvidas ações de distribuição de lixeiras para carros em postos de gasolina com a mensagem da campanha.