Armando Ferrentini em campanha quando o jornal foi reformulado em 2007

A história do propmark começa com a publicação da coluna Asteriscos (inicialmente batizada Asterístico), no antigo Diário Popular, hoje Diário de S.Paulo, há 50 anos. O espaço, assinado por Armando Ferrentini, hoje presidente da Editora Referência, era dedicado à cobertura do mercado publicitário no veículo e foi o embrião deste semanal.

A seção surgiu, no dia 21 de maio de 1965, quando o Diário publicou comunicado sobre a publicação da coluna a partir daquela data. Sob o título “Aos leitores”, o texto dizia: “Estando o Diário Popular decisivamente integrado no moderno espírito promocional, resolvemos oferecer ao público e, particularmente, aos publicitários, esta coluna Asterístico, a ser publicada todas as sexta-feiras neste mesmo local.

Asterístico proporcionará aos profissionais dessa fascinante arte e ciência que é a Propaganda, mais uma fonte de informações daquele mundo singular que os une.

Por que Asterístico? Porque esse é o nome do sinal ortográfico que chama a atenção do leitor, e aqui reside o nosso objetivo: através de uma inovação em coluna especializada de jornal, procuraremos atrair a atenção do grande público para os valores reais que militam na propaganda, convidando semanalmente um membro do seu hábitat para escrever o artigo de fundo desta seção…”.

A coluna nasceu a partir de um projeto de remodelação editorial e gráfica do jornal paulistano e tinha o objetivo de tornar o diário conhecido no meio publicitário e, assim, trazer receita além dos anúncios classificados, que representavam a maior parte do ganho do veículo. A coluna se dedicava à cobertura das campanhas e dos principais acontecimentos no setor de publicidade.

Algum tempo depois de sua criação, ela acrescentou o plural e mudou seu nome, passando a se chamar Asteriscos. Já com o novo título, a coluna foi o primeiro espaço de imprensa a fazer a cobertura do então Festival Internacional de Publicidade, em Cannes, na França, hoje Cannes Lions. À época, eram julgados apenas comerciais de cinema. Ao longo destes 50 anos, a cobertura do principal festival da área foi evoluindo com o evento.

Após 19 anos sendo publicada no Diário Popular, a coluna foi transformada em Caderno Propaganda & Marketing e passou a circular como um suplemento dos jornais Gazeta Esportiva e Folha da Tarde. Desde 1998, a publicação ganhou uma versão online no site www.propmark.com.br. Em princípio, o site reproduzia apenas o conteúdo publicado no impresso, mas logo ele foi transformado em um portal, com notícias próprias em tempo real, além do que já era noticiado no jornal impresso.

Em 1999, nova mudança. Com o fim da circulação do jornal da empresa Folha da Manhã, que foi substituído pelo Agora São Paulo, o Propaganda & Marketing passou a ter circulação independente e deixou de usar a palavra “Caderno”.

Depois de oito anos, era hora de mudar novamente. Em 2007, a publicação simplificou a marca e passou a ser chamada apenas de propmark, em letras minúsculas, para alinhar com a versão digital da publicação.

Além do fundador Armando Ferrentini, ao longo destes 50 anos, o jornal teve como diretores de redação Antoninho Rossini, Rafael Sampaio, José Cláudio Maluf e Adonis Alonso. Hoje, Marcello Queiroz está à frente da publicação, desde 2000.

Pela direção comercial, um dos principais nomes ligados ao jornal, nos últimos 30 anos, é o de Oswaldo Oliva Castillo. Atualmente, Renato Resston dirige o departamento. Ele assumiu o cargo no início deste ano.