Desde que a coluna Asterico foi publicada pela primeira vez lá atrás, em 21 de maio de 1965, pelo publisher Armando Ferrentini, dando origem ao que hoje conhecemos como PROPMARK, o mercado de comunicação brasileiro passou a contar periodicamente com uma publicação atualizada sobre as movimentações de agências, tendências de negócios, criatividade e principais assuntos do segmento no país e exterior.
De lá para cá, as transformações tecnológicas aceleraram processos, lideranças e relações de trabalho, tendo o PROPMARK sempre presente, acompanhando o cenário de perto. Não à toa, o jornal é lembrado inclusive pelos players de tecnologia por suas contribuições, como destaca Fabiana Manfredi, diretora de vendas responsável por agências e novos negócios no Twitter Brasil.
“Acompanhamos o veículo de perto para nos mantermos a par de tudo o que está acontecendo no setor de marketing e comunicação, e sempre contamos com a cobertura do PROPMARK em nossos principais eventos e divulgações, o que acaba resultando em contatos e oportunidades
reais de negócio para o Twitter.”
Acompanhe a seguir alguns depoimentos da série Aniversário 55 anos PROPMARK.
“Em todos esses anos o PROPMARK tem sido um parceiro que exerce um papel vital para o setor da comunicação e para as empresas ao entregar notícias, informações e as melhores práticas do mercado de uma forma ética, imparcial e enriquecedora. É admirável que após 55 anos, o PROPMARK segue atualizado, moderno, liderando conversas e promovendo interações verdadeiras em um universo tão grande e complexo como da comunicação”.
João Branco – Chief Marketing Officer do McDonald’s Brasil
“Além de uma fonte importantíssima de notícias, informações e análises sobre a conjuntura, tendências e novidades do mercado publicitário, o Propmark é um excelente meio de comunicação entre o Twitter e seus parceiros e clientes. Acompanhamos o veículo de perto para nos mantermos a par de tudo o que está acontecendo no setor de Marketing e Comunicação, e sempre contamos com a cobertura do Propmark em nossos principais eventos e divulgações, o que acaba resultando em contatos e oportunidades reais de negócio para o Twitter. Vemos que as matérias têm grande repercussão e geram comentários entre plataformas, anunciantes e agências, por isso é tão importante estarmos sempre de olho no que aparece por aqui! Parabéns e vida longa ao Propmark!“
Fabiana Manfredi, diretora de vendas responsável por agências e novos negócios no Twitter Brasil.
“Acredito que o Propmark seja um dos principais canais de disseminação de imagem corporativa, uma vez que tem grande visibilidade no jornalismo voltado ao mercado de propaganda e marketing. Para a Giuliana Flores, é muito importante aparecer em publicações realizadas por esse canal, pois, sem dúvida nenhuma, a estrada grande de mercado percorrida por um veículo garante a credibilidade das informações e, consequentemente, da marca ou empresa que se expõe nesse meio”.
Clóvis Souza, fundador da Giuliana Flores
“Em tempos onde temos tantas informações para conhecer e conferir, é essencial a participação do PROPMARK quando ele chega com resumo das principais notícias e tendências sobre o mercado de marketing e também sobre tecnologia. É uma forma de cuidar de todos os profissionais, nos trazendo informações de qualidade e eficaz para contribuir com as tomadas de decisões, além de ajudar na formação de opinião durante todos estes anos, passando de geração para geração”.
Eliana Cassandre – Gerente de Marketing Grupo Petrópolis
“O PROPMARK nasceu junto com a profissionalização da indústria da comunicação no Brasil e está intimamente ligado ao seu desenvolvimento. A história desta indústria passa pelas páginas do PROPMARK. A relevância é justamente ser testemunha da história da comunicação no país e de sua importância para a manutenção da democracia”.
Ricardo John, CEO e CCO da FCB Brasil
“É uma honra participar da edição especial de aniversário do Propmark – um jornal com uma inquestionável importância para o setor de Comunicação e Marketing do Brasil. O Propmark acompanhou todas as principais mudanças da indústria no país e no mundo. Relatou tendências, destacou trabalhos que valeram a pena serem vistos, estimulou debates, provocou conversas relevantes. Poder contar com um veículo que há tantos anos acompanha todas essas transformações, faz toda a diferença para toda a indústria de comunicação e para o próprio mercado consumidor.
Ainda mais agora que mudanças acontecem em uma velocidade avassaladora. O jornal é o lugar onde anunciantes, agências, produtoras e veículos “se encontram”. Sem dúvida, é uma importante fonte de informação para estratégias e ações de todas as marcas. A história do Propmark se confunde com a própria história da Propaganda e do Marketing no país. Desejamos vida longa ao jornal.”
Alex Rocco, diretor de Marketing da SKY
Os veículos de propaganda e marketing sempre tiveram um papel fundamental para as estratégias de marca, ajudando na comunicação das empresas com os seus clientes. Veículos como o PROPMARK, em especial, sempre acompanharam as mudanças no comportamento do consumidor, evoluindo em seus formatos para ajudarem as empresas e seus negócios a estarem cada vez mais conectados com todos os públicos. O PROPMARK está de parabéns por comemorar 55 anos, incentivando a comunicação nesse momento tão delicado e globalizado, onde a internet e as redes sociais têm um papel de destaque na vida das pessoas.
Livia Marquez, diretora de comunicação e mídia da Oi
“Mais do que um veículo de comunicação, o Propmark é uma ferramenta de trabalho extremamente importante para conseguirmos atingir os nossos objetivos de negócio. E falo isso sem exageros. Frentes como prospecção, planejamento de comunicação e recrutamento de pessoas são influenciadas pelo seu conteúdo. Comemorar 55 anos dessa forma é motivo de orgulho. E, sem dúvidas, o Propmark tem o ar de uma plataforma jovem, moderna, pioneira, inovadora e alinhada com as nossas necessidades. Apesar de toda a sua importância, sempre se mostrou próximo do mercado. Acessível, disposto a ouvir e debater. Todas essas qualidades – forma, conteúdo e proximidade – unem o mercado. Nos deixa mais próximos. E isso faz do Propmark um elo extremamente relevante para seguirmos em frente com mais força”.
Marcelo Bernardes – CEO da Purple Cow
“O Propmark está de parabéns. Temos de agradecer a contribuição, a veracidade e imparcialidade do Propmark nesses 55 anos para todo o mercado de comunicação e negócios do País. Nenhum veículo se sustenta por 55 anos se não for competente”.
Rejane Bicca – Diretora de atendimento da O2 Filmes
“Por meio de sua atuação há mais de cinco décadas, é notável como o PropMark tenha se tornado um marco de confiabilidade para seus leitores como fonte de notícias, informações e opiniões do mercado. PropMark é, sem dúvidas, uma importante referência para quem atua com comunicação, marketing e mídia.
O portal não apenas acompanha, com olhar atento, a evolução dos temas em uma perspectiva nacional, mas também promove a troca de ideias e, desta forma, contribui para que o mercado se reinvente e novos modelos de negócios sejam pensados, possibilitando uma evolução constante das marcas brasileiras.
Marcelo Rech – Vice-presidente Editorial e Institucional do Grupo RBS e presidente da ANJ.