Nesta sexta-feira (21), é comemorado o Dia do Mídia, e o PROPMARK preparou um especial para lembrar o quão relevante é o profissional para o mercado. Afinal, ele passou e passa por turbulências gigantescas. Teve e tem de se virar muito ainda. O Grupo de Mídia de São Paulo também aproveita esta semana para trazer os dados consolidados de 2018, fazendo um balanço das contribuições que essa atividade faz em prol das estratégias de marketing dos anunciantes.
As agências de publicidade, por exemplo, não sobrevivem mais apenas da remuneração consolidada por planejamentos de mídia. O assunto não é aberto, mas algumas lideranças destacaram o momento, que também mostra que elas não estão estagnadas diante de uma economia menos vigorosa e buscam soluções para alavancar negócios.
O Especial Dia do Mídia levanta todos os segmentos da comunicação, mesmo os que sofreram com a queda no faturamento, como é o caso da TV por assinatura, que faz o profissional analisar muito antes de comprar o espaço. Porém, agora, nos primeiros meses deste ano, o meio voltou a crescer.
Mesmo com toda a ascensão do mobile e das plataformas digitais, a TV aberta reina absoluta. É o meio que concentra o maior investimento, sendo responsável por 51% da verba publicitária de 2018, segundo a Kantar Ibope Media – Advertising Intelligence. Já a mídia impressa vive momento de transformação, pois o atual consumo de conteúdo exige adaptação. Por isso, os executivos do setor dizem que os avanços nas plataformas digitais têm crescido assim como os investimentos para atrair assinantes no paywall, além de eventos proprietários, outra forma de se virar nos 30. Entre os jornais, o clima não é diferente. O momento é de renovação e relevância. O profissional de mídia precisa assegurar as melhores compras.
O cinema também é abordado neste especial, como uma mídia que tem mostrado grandes resultados, principalmente por apostar em filmes bons de bilheteria. Elizabeth Tinoco Bejani, gerente-comercial do Kinoplex, afirma que o “cinema tem uma capacidade de imersão única. A dispersão é quase zero”.
O PROPMARK levanta ainda o estudo Book de Rádio 2018, realizado pela Kantar Ibope Media, cujo reconhecimento do rádio como um meio ágil, compreensível e confiável é o destaque.
Outro meio que não fica de fora, claro, é o online. Um levantamento da eMarketer do início deste ano mostra que, pela primeira vez, o investimento nessa mídia deve superar o offline nos Estado Unidos. No Brasil, a publicidade online alcançou investimento da ordem de R$ 16 bilhões em 2018, segundo dados do Digital Adspend 2019. A verba destinada para vídeos foi substancial (38%), número superior à participação de 15% que representou no mercado dos EUA no mesmo período.
O GloboPlay é a aposta do Grupo Globo no movimento chamado mediatech, a transformação do conglomerado de comunicação em uma empresa de tecnologia. O gesto é a reação ao estabelecimento do streaming, concorrência que promove cada vez mais pontos de contato com o consumidor. Líderes de agências dividem a percepção que nunca foi tão desafiador trabalhar na mídia, ao mesmo tempo em que a atividade nunca foi tão prazerosa.
Acompanhe todas as matérias no PROPMARK nº2750.