Os olhares mais atentos já se deram conta que alguns dos comerciais mais bem-sucedidos da história do Super Bowl seguem a linguagem, formato e inspiração no cinema. Foi assim, por exemplo, com o filme 1984, dirigido por Ridley Scott  para a Apple. A campanha do diretor de filmes como Blade Runner, O Gladiador e Alien o Oitavo Passageiro apresentou ao mundo a primeira linha de computadores domésticos: Macintosh.

Passadas mais de três décadas desde então, grandes diretores continuam em alta na escolha dos anunciantes para conduzirem (ou protagonizarem) os 30 segundos mais caros da TV americana. Durante o Super Bowl LIV deste ano, transmitido pela Fox neste domingo (2), diretores como Martin Scorsese, Roman Coppola e Bryan Buckley ganharam a cena.

Para o lançamento de sua bebida energética, a Coca-Cola escalou nada menos que Scorsese para um uma missão inesperada: a de ator. O diretor de Taxi Driver, O Lobo de Wall Street, O irlandês, entre outros longametragens é o protagonista do filme bem-humorado ao lado do ator Jonah Hill (Uma Noite no Museu, Como Treinar o Seu Dragão, Django Livre, entre outros).

Depois de ter esquecido que havia marcado de ir a uma festa com Scorsese, Hill experimenta a nova Coca-Cola Energy e a partir daí, situações das mais nonsense acontecem no filme. O time de estrelas do cinema não para por aí: o diretor Ulf Johansson e o diretor de fototografia Andrzej Sekula, à frente da fotografia do clássico Pulp Fiction, também integraram a equipe. A peça tem criação da agência Wieden + Kennedy Portland.

Igualmente ousada, a marca Heinz trouxe ao Super Bowl campanha dirigida por Roman Ford Coppola, filho do diretor Francis Ford Coppola (O Poderoso Chefão). O filme de 30 segundos conta a história de quatro famílias ao mesmo tempo, com telas simultâneas contando cada narrativa.   

Assinado pela agência Wieden+Kennedy Nova York, o filme mostra como o ketchup da marca traz emoções universais, além de reforçar sua presença na casa das famílias americanas. As quatro histórias trazem como pano de fundo famílias com perfis bastante diferentes e até mesmo de outro planeta.

Com inspiração em um dos mais icônicos filmes de terror psicológico – O Iluminado, de Stanley Kubrick – a marca Mountain Dew trouxe ao Super Bowl seu novo refrigerante zero açúcar. Na campanha, os atores Bryan Cranston e Tracee Ellis Ross recriam a cena em que o personagem Jack (Jack Nicholson) tenta atacar a esposa Wendy (Shelley Duval)

Além do comercial, as tenebrosas gêmeas que aparecem em O Iluminado também ganham versão paródia. Nas redes sociais, a marca usa realidade aumentada para que os fãs criem filmes no Snapchat. Um filtro permite aos usuários que coloque as gêmeas-fantasma em suas fotos e vídeos.