A diretoria da ESPM entregou nesta terça-feira (24), em São Paulo, a Medalha do Mérito ESPM Rodolfo Lima Martensen ao PROPMARK, pelo aniversário de 51 anos do jornal. Armando Ferrentini, diretor-presidente da Editora Referência, que publica o PROPMARK, e o diretor de Redação, Marcello Queiroz, receberam a homenagem em nome de toda a equipe.
“Estou emocionado como estive no ano passado, quando essa escola maravilhosa fez uma homenagem pelos 50 anos do PROPMARK. É muito difícil não ficar emocionado porque se trata de uma homenagem à história de muitas vidas. Tudo isso só foi possível graças à contribuição de milhares de pessoas. Não há trabalho único, de uma só pessoa, quando se trata de uma grande obra”, lembrou Ferrentini, que também é presidente do Conselho Deliberativo da ESPM.
O fundador do jornal contou um pouco sobre a origem do PROPMARK, que começou com ele com a coluna Asteriscos no Diário Popular, em 1965. Ferrentini falou sobre uma parte da trajetória da publicação, como na época em que ele saiu do Diário Popular e continuou com a coluna, que já tinha virado um caderno, na Gazeta Esportiva.
“A saída do Diário Popular foi traumática e fomos para uma experiência fantástica, sem parar uma semana. O Mauro Salles, pessoa emblemática da propaganda, era presidente da Fundação Cásper Libero, que era proprietária da Gazeta Esportiva. Quando ele soube que estava saindo do Diário, me chamou para conversar e foi quando acertamos a transferência do Asteriscos para a Gazeta Esportiva, que começou a sair na semana seguinte. Na época, o Diário Popular resolveu brigar pelo nome Asteriscos e Mauro Salles sugeriu que não brigássemos pela marca e sugeriu o nome Propaganda & Marketing, hoje PROPMARK. Foi um sucesso retumbante, embora fosse um jornal de esportes. E foi neste momento que poderia ser o último, parece que foi o primeiro. Aí vieram novos colaboradores e chegamos aonde estamos hoje. Sempre tive muita sorte de ter grandes colaboradores, pessoas de mais alto talento”, reforçou Ferrentini.
Já Marcello Queiroz afirmou que estava diante de ícones do mercado e que estava muito honrado. “Para mim, são múltiplas honras. Primeiro, estar ao lado do Armando Ferrentini, que é um ícone não só para o jornalismo publicitário como para o próprio mercado de comunicação do Brasil e fora do país. E segundo por estar no comando do PROPMARK, que é um ícone no jornalismo especializado de comunicação. É uma grande honra estar aqui e receber uma homenagem como essa de um outro grande ícone, que é a ESPM”, falou o jornalista.
Uma novidade divulgada pela diretoria da ESPM na ocasião foi a decisão de organizar uma exposição com a edição especial dos 51 anos do PROPMARK, que relembrou 51 slogans marcantes da propaganda brasileira. Entre os nomes presentes no evento estavam José Roberto Whitaker Penteado (presidente da ESPM), e os vice-presidentes Alexandre Gracioso (VP Acadêmico), Elisabeth Dau Corrêa (VP Administrativo-Financeira), Emmanuel Publio Dias (VP Corporativo) e José Francisco Queiroz (VP de Marketing e Comunicação).
A Medalha do Mérito ESPM Rodolfo Lima Martensen tem a finalidade de reconhecer os méritos de personalidades, órgãos e entidades públicas e privadas, que se distinguiram por relevantes contribuições prestadas à educação e à pesquisa, especialmente aquelas voltadas às áreas de comunicação, marketing e gestão.