Alê Oliveira

A diretoria da ESPM entregou nesta terça-feira (24), em São Paulo, a Medalha do Mérito ESPM Rodolfo Lima Martensen ao PROPMARK, pelo aniversário de 51 anos do jornal. Armando Ferrentini, diretor-presidente da Editora Referência, que publica o PROPMARK, e o diretor de Redação, Marcello Queiroz, receberam a homenagem em nome de toda a equipe.

“Estou emocionado como estive no ano passado, quando essa escola maravilhosa fez uma homenagem pelos 50 anos do PROPMARK. É muito difícil não ficar emocionado porque se trata de uma homenagem à história de muitas vidas. Tudo isso só foi possível graças à contribuição de milhares de pessoas. Não há trabalho único, de uma só pessoa, quando se trata de uma grande obra”, lembrou Ferrentini, que também é presidente do Conselho Deliberativo da ESPM.

O fundador do jornal contou um pouco sobre a origem do PROPMARK, que começou com ele com a coluna Asteriscos no Diário Popular, em 1965. Ferrentini falou sobre uma parte da trajetória da publicação, como na época em que ele saiu do Diário Popular e continuou com a coluna, que já tinha virado um caderno, na Gazeta Esportiva.

“A saída do Diário Popular foi traumática e fomos para uma experiência fantástica, sem parar uma semana. O Mauro Salles, pessoa emblemática da propaganda, era presidente da Fundação Cásper Libero, que era proprietária da Gazeta Esportiva. Quando ele soube que estava saindo do Diário, me chamou para conversar e foi quando acertamos a transferência do Asteriscos para a Gazeta Esportiva, que começou a sair na semana seguinte. Na época, o Diário Popular resolveu brigar pelo nome Asteriscos e Mauro Salles sugeriu que não brigássemos pela marca e sugeriu o nome Propaganda & Marketing, hoje PROPMARK. Foi um sucesso retumbante, embora fosse um jornal de esportes. E foi neste momento que poderia ser o último, parece que foi o primeiro. Aí vieram novos colaboradores e chegamos aonde estamos hoje. Sempre tive muita sorte de ter grandes colaboradores, pessoas de mais alto talento”, reforçou Ferrentini.

Alê Oliveira

Já Marcello Queiroz afirmou que estava diante de ícones do mercado e que estava muito honrado. “Para mim, são múltiplas honras. Primeiro, estar ao lado do Armando Ferrentini, que é um ícone não só para o jornalismo publicitário como para o próprio mercado de comunicação do Brasil e fora do país. E segundo por estar no comando do PROPMARK, que é um ícone no jornalismo especializado de comunicação. É uma grande honra estar aqui e receber uma homenagem como essa de um outro grande ícone, que é a ESPM”, falou o jornalista.

Uma novidade divulgada pela diretoria da ESPM na ocasião foi a decisão de organizar uma exposição com a edição especial dos 51 anos do PROPMARK, que relembrou 51 slogans marcantes da propaganda brasileira. Entre os nomes presentes no evento estavam José Roberto Whitaker Penteado (presidente da ESPM), e os vice-presidentes Alexandre Gracioso (VP Acadêmico),  Elisabeth Dau Corrêa (VP Administrativo-Financeira),  Emmanuel Publio Dias (VP Corporativo) e José Francisco Queiroz (VP de Marketing e Comunicação). 

A Medalha do Mérito ESPM Rodolfo Lima Martensen tem a finalidade de reconhecer os méritos de personalidades, órgãos e entidades públicas e privadas, que se distinguiram por relevantes contribuições prestadas à educação e à pesquisa, especialmente aquelas voltadas às áreas de comunicação, marketing e gestão.

  

Alê Oliveira