AKQA, Bullet (Fernando Figueiredo), Burger King, Saigon (Marcelo Altschuler), JCDecaux (Ana Celia Biondi), Instagram (Adriana Grineberg), TV Globo (Sergio Valente), Hugo Veiga, Igor Puga e Caverna do Dragão são os ganhadores da enquete (Divulgação)

Todo fim de ano é repleto de listas e retrospectivas com os destaques do período nas mais variadas áreas. No mercado de comunicação, marketing e mídia não poderia ser diferente. Pensando nisso, o PROPMARK faz pela primeira vez um reconhecimento ao mercado publicitário brasileiro, em um ano de muitas mudanças e movimentações.

A Redação do jornal ouviu em novembro mais de 100 profissionais das principais agências, veículos de comunicação, anunciantes e produtoras para eleger, em uma votação espontânea, os melhores em 10 categorias: agência de publicidade, agência de live marketing, anunciante, empresa de OOH, plataforma digital, veículo de comunicação, criativo, profissional de marketing, campanha e produtora.

O resultado da eleição dos Melhores PROPMARK 2019 traz uma radiografia do que foi o ano para a propaganda brasileira. Nas páginas a seguir, o leitor conhecerá um pouco mais sobre o perfil dos vencedores e o top 5 de cada categoria. Vale ressaltar que os cinco melhores receberam o maior número de votos.

Em agência de publicidade, a AKQA foi a ganhadora. 2019, pode-se dizer, foi o grande ano para a empresa do Grupo WPP, que foge do modelo tradicional de agência no país. A operação, que não compra mídia e faz uma propaganda que vai muito além do filme de 30 segundos, é liderada em São Paulo pelos diretores-executivos de criação Hugo Veiga e Diego Machado. Eles levaram sete Leões em Cannes este ano, sendo dois Grand Prix, e foram o maior destaque do Brasil no festival.

Com um perfil discreto, Hugo Veiga também foi eleito o Criativo do Ano na enquete. Ele afirma que “todo trabalho feito na AKQA tem a mão e a dedicação de muita gente”. Completam o top 5 das agências DPZ&T, David, Wieden+Kennedy e WMcCann. Empresas que também se destacaram em premiações nacionais e internacionais desenvolveram campanhas que chamaram a atenção do mercado e se movimentaram bastante no quesito negócios.

O Anunciante do Ano eleito no levantamento do PROPMARK não foi exatamente uma surpresa. Já tem algum tempo que o Burger King, conta da David, vem fazendo um certo barulho com suas campanhas ousadas e criativas. Ariel Grunkraut, diretor de vendas e marketing do Burger King Brasil, definiu 2019 como o melhor ano da história da marca. Também não é por menos. Este ano, a rede de fast-food conquistou nove Leões com a peça Anúncio Grelhado, sendo o trabalho brasileiro mais premiado do Cannes Lions. McDonald’s, Santander, Itaú, Natura e Renault completam o top 5 de anunciantes (houve empate de votos na quinta posição).

A Campanha do Ano, Caverna do Dragão, também rendeu vários prêmios à DPZ&T e à Renault em 2019, e é “um belo exemplo de como a publicidade e o entretenimento podem andar juntos”, conforme afirmou Rafael Urenha, CCO da agência, que está no top 5 de criativos do ranking dos Melhores PROPMARK 2019. Aliás, além dele e de Veiga, também figuram na lista Rafael Donato (David), Keka Morelle (Wunderman Thompson), Andrea Siqueira (BETC Havas) e Diego Machado (AKQA), sendo que esses dois últimos empataram na quinta posição. Uma boa notícia foi ter duas mulheres entre os melhores criativos.

Por fim, nas outras categorias, os vencedores foram: Bullet, eleita a melhor Agência de Live Marketing; Saigon, a Produtora do Ano; JCDecaux, Empresa de OOH; Instagram, como Plataforma Digital; TV Globo, o melhor Veículo de Comunicação; e Igor Puga, diretor de marketing do Santander, escolhido o Profissional de Marketing do Ano.