A retomada das atividades nas áreas físicas das agências de publicidade da cidade de São Paulo, quando acontecer, deverá seguir as recomendações do protocolo criado por Abap, Cenp e Sinapro-SP. O documento foi assinado pela Prefeitura de São Paulo e disponibilizado para o público nesta segunda-feira (6).

“A Abap dialogou ao longo dos últimos meses com especialistas de diversos segmentos e consultou protocolos de agências internacionais e nacionais para consolidar uma orientação geral ao mercado, respeitando as recomendações das autoridades de saúde e que buscasse assegurar um ambiente seguro para os profissionais da comunicação. Destacamos que a decisão de retomar as atividades físicas é de escolha individual de cada empresa e gestores”, diz Mario D´Andrea, presidente nacional da Abap.

Para Caio Barsotti, presidente do Cenp, o protocolo é essencial para retomada das atividades com a devida atenção à pessoa humana, aos profissionais. “Que tudo seja feito com a serenidade que o momento exige. Todo cuidado conta, afinal o inimigo é invisível e sorrateiro”, diz o executivo.

Já Dudu Godoy, presidente do Sinapro-SP (Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de São Paulo), afirma que a aprovação do protocolo dará segurança às agências de publicidade para a retomada das atividades presenciais tanto sob o aspecto da saúde e segurança da equipe – ao indicar as medidas que deverão ser observadas para se evitar o risco de contaminação – quanto da gestão da operação, dando retaguarda legal para as empresas gerenciarem as relações com os colaboradores no contexto da flexibilização da quarentena. “Ele é resultado de um longo trabalho realizado a várias mãos, e, portanto, é bastante consistente e sólido sob os aspectos jurídico e da segurança das pessoas.”

O material possui recomendações gerais, tais como:

  • Disponibilizar recipientes com álcool na concentração de 70% em todas as áreas internas da agência.
  • Garantir que os lavatórios e banheiros sejam equipados com água, sabão e toalhas descartáveis, além de lixeiras com acionamento não manual.
  • Reforçar a limpeza e desinfecção de locais que são mais tocados, como corrimãos, maçanetas, banheiros, interruptores, janelas, telefones, teclados de computador, controles remotos, máquinas acionadas por toque manual e outros.
  • Evitar reuniões de trabalho presenciais e priorizar atividades de maneira remota mediante o uso de ferramentas tecnológicas.
  • Manter a distância mínima de 1,5 metro entre as pessoas em todas as dependências da agência.
  • Vedar o acesso à agência de pessoas que não estejam utilizando máscara de proteção facial.
  • Disponibilizar local adequado e produto para higienização de mãos e calçados na entrada da agência.
  • Controlar o acesso à agência de pessoas do grupo de risco, inclusive aquelas com idade superior a 60 anos.
  • Evitar qualquer contato físico entre as pessoas.
  • Revisar e adaptar o layout das salas de trabalho, de modo a garantir a distância mínima de 1,5 metro entre os colaboradores, reorganizando mesas e cadeiras e demarcando lugares que deverão ficar vazios (se for o caso).
  • Demarcar áreas da agência que não poderão ser utilizadas e indicar visualmente o limite máximo de pessoas nos ambientes.
  • Considerar jornadas de trabalho menores nas primeiras semanas, alternando dias de expediente entre colaboradores da mesma equipe ou entre grupos de trabalho.
  • Considerar jornadas flexíveis e cuidados específicos para colaboradores com deficiência.
  • Higienizar pisos, banheiros e todos os ambientes, bem como utensílios, equipamentos e móveis, antes da abertura e após o fechamento da agência.
  • Manter o ambiente ventilado, com portas e janelas abertas, evitando o uso de ar-condicionado e ventilador mecânico.
  • Quando o ar-condicionado for a única opção de ventilação, instalar filtro HEPA e toda semana realizar manutenção e limpeza do sistema por profissional habilitado e devidamente protegido.
  • Remover o lixo com frequência, de modo a não gerar acúmulo, utilizando procedimentos seguros.
  • Orientar, capacitar e fornecer equipamentos adequados aos profissionais de limpeza.
  • Considerar jornadas flexíveis para os colaboradores que tiverem filhos menores com atividade escolar suspensa.
  • Comunicar a todos os colaboradores por e-mail e mensagem instantânea todo o protocolo de reabertura da agência e os rigorosos cuidados a adotar.
  • Afixar cartazes com as medidas e recomendações em todos os ambientes da agência.

Além disso, há recomendações específicas para almoço, meios de transporte, monitoramento, entre outras.

A medida é válida somente para o Estado de São Paulo. Os gestores responsáveis de cada agência devem realizar consulta formal às autoridades sanitárias de sua cidade. Após a autorização, a decisão de retomar as atividades físicas é de livre-arbítrio de cada empresa e seus gestores responsáveis.

O documento pode ser acessado na íntegra aqui. Um vídeo educativo também foi disponibilizado: