A Amazon apresentou seus resultados financeiros alusivos ao segundo trimestre de 2018 com a publicidade assumindo um papel importante para a companhia. As receitas com esse tipo de serviço tiveram um expressivo crescimento de 132% em relação ao mesmo período do ano passado, atingindo US$ 2,2 bilhões. A publicidade, portanto, se torna o segmento de crescimento mais rápido para a empresa de comércio eletrônico, que teve faturamento total de US$ 52,9 bi.
Segundo Brian Olsavsky, CFO da Amazon, a publicidade teve grande contribuição nos lucros da companhia, além de negócios como warehouses e datacenters que alimentam os serviços de computação em nuvem. As vendas no varejo de terceiros, que constituem o marketplace da empresa, também têm sido mais lucrativas que as vendas de produtos da própria Amazon.
Sobre o futuro, a empresa pretende ampliar investimentos em áreas como o Alexa, assistente de voz. A Amazon afirma que existem dezenas de milhares de programadores de mais de 150 países focados em construir novos equipamentos com o Alexa como base. O número de dispositivos em que ela está disponível mais do que triplicou só no ano passado.
Em relação à publicidade, os planos da Amazon passam por automatização de tarefas para os anunciantes que desejam estar em sua plataforma, e por ajudar os compradores de mídia a medir os resultados. Em geral, a publicidade na Amazon tem conseguido ajudar a gerar vendas, por atingirem consumidores que já estão interessados em compras.