Fred Müller: "Ainda temos muito espaço para crescer"

 

A ABTA (Associação Brasileira de TV por Assinatura) apresentou o anuário Mídia Fatos, que estima um crescimento de 20% no faturamento publicitário do setor em 2011 – mais do que o dobro do crescimento do mercado publicitário brasileiro, que no ano passado obteve um volume 9% superior a 2010. Com isso, a TV paga deve atingir cerca de R$ 1,2 bilhão em faturamento publicitário, contra R$ 1 bilhão contabilizados em 2010.

O aumento expressivo da base de assinantes foi um dos motivos que potencializou os resultados publicitários do setor. O número de usuários da TV por assinatura cresceu 30,45% no último ano, atingindo mais de 12,7 milhões de domicílios e cerca de 42 milhões de telespectadores. São quase três milhões de lares a mais que em 2010. Outro fator decisivo – principalmente para a entrada de anunciantes de segmentos que até então não estavam na TV paga – foi o aumento da penetração do meio na Classe C, que saltou 50% apenas em 2011. A Nova Classe Média brasileira representa hoje 18% dos domicílios assinantes.

Segundo Fred Müller, diretor executivo comercial da Globosat e membro do Comitê de Marketing Publicitário da ABTA, hoje praticamente todos os setores da economia estão anunciando na TV por assinatura. “E ainda temos muito espaço para crescer. O varejo, por exemplo, que é uma das maiores forças da TV aberta, não está nem entre os 10 maiores anunciantes na TV paga, mas mostrou um crescimento significante em seus investimentos no meio nos últimos anos”, ressalta, lembrando que os setores automobilísticos, das teles e o financeiro são ainda os que mais investem. “Temos visto um crescimento muito grande das empresas do mercado de higiene pessoal. E voltando a falar do varejo, o setor de automóveis dessa área tem investindo mais. Antes, a publicidade de automóveis nos canais fechados eram somente institucional”.

Também do Comitê de Marketing Publicitário, Rafael Davini, vice-presidente de vendas e marketing da Turner América Latina, destaca ainda a forte presença do segmento infantil. “A TV por assinatura é fundamental para essas empresas, que contam com cinco canais exclusivos de programação infantil para divulgar seus produtos”, atenta. Segundo o executivo, a resposta do mercado anunciante aos crescimento da TV por assinatura ainda deve ocorrer com o tempo. “A reação do mercado é lenta. Por isso, atitudes como o lançamento do Mídia Fatos, são fundamentais para alavancar o faturamento do setor”.