Várias empresas estão disputando espaço nas areias de praias no litoral norte de São Paulo, como mostra reportagem publicada nesta terça-feira (12) na Folha de S.Paulo. Na orla de Maresias e São Sebastião, por exemplo, muitas marcas estão estampadas em guarda-sóis. Além disso, algumas cervejas e refrigerantes são vendidos com exclusividade por darem incentivos a donos de quiosques. O que gera polêmica é o fato de que toda essa publicidade é ilegal. Por lei, a orla de todo o Brasil pertence à União, que tem a função de regular o uso do espaço. Para realizarem esse tipo de atividade promocional, as marcas precisariam de autorização do governo federal.

 

Opiniões da Ampro (Associação de Marketing Promocional) e da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes), veiculadas na Folha, mostram que os órgãos que representam o mercado publicitário entendem que a regulação é benéfica para evitar abusos, mas a proibição de todas as ações promocionais é um pouco agressiva, já que prejudicaria muitos modelos bem sucedidos de marketing que beneficiam a orla e as pessoas, como aquelas que distribuem sacos de lixos aos banhistas.