Globo/João Cotta

O Grupo Globo (Globo Comunicação e Participações S.A.) teve receita em 2018 com vendas de publicidade e serviços de R$ 14,678 bilhões, um pouco menor em relação a 2017 quando contabilizou R$ 14,801 bilhões. O balanço da empresa explica que as despesas decorrentes da comercialização dos espaços nos seus canais de mídia somaram R$ 10, 917 bilhões, que garantiu um lucro bruto de R$ 3, 761 bilhões. 

O lucro líquido foi de R$ 1,204,550. Houve perda de 1% em relação ao exercício de 2017. O Ebtida, de acordo com o balanço, foi de R$ 1,4 bilhão, o que representa uma redução de 38% sobre o ano fiscal de 2017. A margem do Ebitda (Lucros antes do pagamento de juros, impostos, depreciação e amortização) também teve queda na comparação anual, passando de 16% em 2017 para 10% em 2018.

Segundo o comunicado do maior conglomerado de mídia do mercado brasileiro, o ano de 2018 teve uma reserva de caixa de R$ 10,2 bilhões, 8% acima do apresentado em 2017.

As dívidas somam R$ 3,4 bilhões, “aumento de 14% em relação ao ano anterior devido à variação cambial dos empréstimos em dólar. O cronograma de pagamento dessas dívidas se estende até 2027 e 97% vencem a partir de 2022.”

O Grupo Globo é integrado pela Rede Globo, principal empresa da organização especializada em mídia liderada pela família Marinho, que também tem ramificações no mercado Editorial (O Globo, Extra e revista Época), rádio (CBN e Sistema Globo de Rádio), TV por assinatura (Globosat). Entretenimento (Globoplay e Som Livre) e internet (G1 e Globo.com).