O investimento em conteúdo nacional está na pauta dos canais Disney. O plano é que a grade de programação tenha maior aderência à cultura popular brasileira. A produção mais recente é a série Juacas, cuja temática central é o surf. Ela será exibida a partir de julho, no Disney Channel, um dos principais canais infantis das TVs pagas do país. É a primeira vez que há externas nas gravações. Elas foram realizadas em Itacaré, na Bahia, com produção conjunta da Cinefilm e Chatrone.
A executiva Cecília Mendonça, vice-presidente de canais para a América Latina da Disney, afirma que é uma estratégia que veio para ficar. E vem de longa data. O legendário Walt Disney desenhou o personagem Zé Carioca durante uma visita ao Rio de Janeiro na década de 1940, a partir das suas observações da malandragem dos cariocas.
“O Disney Channel vem dedicando cada vez mais espaço e investimento em conteúdos locais. Eles são importantes para trazer a linguagem, a cultura e o humor brasileiro para a programação, aproximando ainda mais o canal do seu público, explica Cecília. O conteúdo nacional agrega valor à programação. “Sempre pensamos em conteúdos que rompem fronteiras e seguem sendo localmente relevantes. Esses conteúdos também são importantes por sua qualidade, valor artístico e mensagens; buscamos uma conexão emocional e uma maior aproximação com nosso público”, afirma.
A legislação brasileira limita o volume de publicidade para o público infantil, mas a Disney, nas palavras de Cecília, está alinhada com as regras. “A Disney é respeitosa com todas as regulamentações que existem em todos os países em que está presente; o canal se adequa às leis e regulamentações que existem no Brasil a respeito desse tema. Nos canais, a publicidade representa 45% da receita do departamento da Disney Media Plus. Os formatos publicitários utilizados são comerciais de 30 segundos, vinhetas de patrocínio assinadas e qualquer spot customizado para atender às demandas de projetos diferenciados”, ela finaliza.