A receita com a publicidade em dispositivos móveis deve chegar a US$ 11,4 bilhões em 2013, aponta um estudo conduzido pelo instituto de análise Gartner. O total é 18,75% maior que os US$ 9,6 bilhões contabilizados no ano passado.
A previsão é de crescimento também para os próximos anos, com a receita mundial aumentando para US$ 13,5 bilhões em 2014 e US$ 24,5 bilhões em 2016, o que criará, ao longo desse período, novas oportunidades para desenvolvedores de aplicativos, redes de anúncios e empresas especializadas em publicidade para essas plataformas.
“O mercado de publicidade móvel decolou antes mesmo do esperado devido ao aumento do uso de smartphones e tablets, assim como a fusão do comportamento dos consumidores de computadores e plataformas móveis”, afirma Stephanie Baghdassarian, diretora de pesquisa do Gartner.
A região que compreende a Ásia e os países do Pacífico é a que mais vai gerar receita na categoria, com US$ 4,86 bilhões neste ano. Em segundo lugar vem a América do Norte, com US$ 3,82 bilhões, seguida da Europa Ocidental, com US$ 1,94 bilhões. As demais regiões, juntas, devem gerar US$ 788 milhões.
Segundo o relatório, a publicidade online deve crescer na América Latina, na Europa Oriental, no Oriente Médio e na África à medida que os dispositivos móveis se popularizarem nas economias emergentes. Esse crescimento deve ser liderado pelos grandes mercados, como Brasil, México e Rússia.