Comércio (20%), serviços ao consumidor (10,9%) e eletrônicos e informática (6,7%) lideram ranking do IAB Brasil e Kantar Ibope Media

O meio digital e a TV travam uma batalha ferrenha pela supremacia da mídia brasileira. Os números do ‘Digital AdSpend 2025’ comprovam mais um embate dessa guerra. O estudo do Interactive Advertising Bureau, o IAB Brasil, e da Kantar Ibope Media, mostra que o investimento em publicidade digital cresceu 8%, para R$ 37,9 bilhões, em 2024.

A análise do Cenp-Meios ratifica a batalha. A internet se mantém como um dos principais destinos dos investimentos publicitários no país. Em 2024, o digital alcançou 39,8% do total, ultrapassando a TV aberta, que ficou com 36,5%. A internet faturou R$ 10,46 bilhões, enquanto a TV aberta registrou aporte de R$ 9,61 bilhões. O Cenp-Meios analisou pedidos de inserção de 339 agências.

Amadurecimento
“Os números mostram que o mercado de publicidade digital no Brasil está cada vez mais maduro. Não é mais só sobre correr atrás da novidade do momento. É sobre fazer escolhas estratégicas, com base em dados e que realmente entregam resultado. O crescimento que tivemos em 2024 mostra isso: as marcas estão investindo de forma mais consciente, entendendo o papel de cada canal na jornada do consumidor”, declara em nota Denise Porto Hruby, CEO do IAB Brasil.

O setor de comércio lidera o ranking com 20%, seguido por serviços ao consumidor (10,9%) e eletrônicos e informática (6,7%). Nove setores destinaram 50% ou mais de suas verbas para a mídia online. Eletrônicos e informática estão no topo desse recorte com 76% de representatividade. Vestuário (71%) e educação (62%) vêm na sequência.

Denise Porto Hruby, CEO do IAB Brasil: marcas investem de forma mais consciente (Divulgação)

Retail Media, que permanece como uma categoria separada, equivaleria a R$ 3,5 bilhões, valor 41% maior que em 2023, e a 8% do total investido no ano passado. Entre os canais, social media continua encabeçando a lista com 53% de participação. Anúncios em ferramentas de busca (28%) e os portais e verticais de conteúdo (19%) complementam os três primeiros lugares.

De acordo com a pesquisa, houve uma distribuição mais equilibrada dos investimentos. A diferença entre o valor investido no primeiro e segundo semestres caiu pelo terceiro ano consecutivo e já é o menor registrado nos últimos cinco anos da série histórica.

“É gratificante contribuir com dados que ajudam o mercado a entender a força e a evolução da mídia digital no Brasil. O nosso papel, em parceria com o IAB, é justamente oferecer uma visão clara e confiável sobre onde e como os investimentos estão sendo feitos. Os resultados deste ano reforçam que o digital não é apenas relevante. Ele é plural e estratégico para marcas que querem acompanhar o comportamento do consumidor e impulsionar resultados”, comenta Adriana Favaro, vice-presidente de negócios da Kantar Ibope Media.

Anual, o ‘Digital AdSpend’ se consolida como parâmetro para que marcas, agências, veículos e plataformas aloquem as suas verbas conforme os rumos do mercado. Também contribui para acompanhar tendências, planejar e tomar decisões mais assertivas. A metodologia parte da coleta dos anúncios diretamente nos meios e canais de cobertura da Kantar Ibope Media, o que permite a análise de campanhas com compra direta ou intermediadas por agências.