De acordo com pesquisas realizadas pelo GroupM (instituto de pesquisa do grupo WPP) e ZenithOptimedia (pertentence ao Publicis Group), o mercado publicitário brasileiro continuará crescendo acima da média global nos próximos anos, consolidando-se como uma das principais fontes de receita do setor. Os estudos mostram que mídias como jornal, TV e internet vão ter um crescimento de receita maior do que o que se espera para a economia em geral (PIB).
Para o GroupM, o mercado publicitário brasileiro expandirá 9,5% no ano que vem (ante avanço global de 5,8%) e será o quarto que mais contribuirá com “dinheiro novo” para o setor. Pela previsão, US$ 1,4 bilhão a mais entrará no setor de publicidade do País em 2011 – totalizando US$ 18,4 bilhões -, o que representa 5% do crescimento mundial. Já a ZenithOptimedia prevê que, entre este ano e 2013, as receitas com publicidade no Brasil só crescerão menos que as da China entre os principais mercados mundiais. Segundo o levantamento, o mercado brasileiro registrará avanço de 31% até 2013, enquanto o chinês aumentará 51%. O norte-americano, o maior do mundo atualmente, terá expansão bem mais modesta em relação às nações citadas: 9%.
A avaliação do GroupM mostra ainda que todos os setores no Brasil, com exceção de guias e listas, vão se expandir no ano que vem – o maior avanço será da internet, com faturamento 35% maior que o deste ano. Os jornais, por exemplo, terão avanço de 7%. A receita do setor com publicidade, de US$ 2,2 bilhões, será a nona maior do mundo, ganhando seis posições em relação a 2003.
Com informações do jornal Folha de S.Paulo.