Martineli: trabalho em campo e fora dele para ativar a marca ChevroletInicialmente um braço de below the line da rede Publicis, a Publicis Dialog comemora o aumento de 900% no seu faturamento nos últimos dois anos. No geral, a agência cresceu 210% em 2012, número resultante de um conjunto de ações bem planejadas, como frisa Alessandro Martineli, diretor-geral: “Eu diria que 2011 foi um ano de estruturação. Montamos equipes, dividimos tarefas, fizemos contato. Fomos buscar, até mesmo dentro de agências concorrentes do próprio grupo, esses clientes com potencial para o below the line. Já em 2012, o foco foi a estabilização. Mas ainda acho que estamos no processo inicial”.

O executivo afirma que os nove colaboradores fixos originais, hoje são 25. “E já temos autorização para contratar outros profissionais. Devemos fechar 2013 com 35 ou 40 colaboradores. Além disso, o espaço físico da agência também aumentou: ganhamos 60 m²”, completa.

Especializado em marketing esportivo, Martineli destaca alguns dos projetos já nos planos da Publicis Dialog para este ano. O primeiro deles é com a concessionária Inframérica, cliente conquistado no segundo semestre de 2012 e atualmente responsável pela administração e preparação do Aeroporto Presidente Juscelino Kubitschek, em Brasília, para a Copa do Mundo e, antes, para a Copa das Confederações, empreendimentos que receberam um investimento de R$ 750 milhões. “Fizemos toda a sinalização do aeroporto, além de flashmobs e apresentações para políticos. Creio que o aumento do número de passageiros por conta da Copa das Confederações não será tão grande, mas a qualificação desses viajantes, sem dúvida, será outra”, afirma. Martineli também destaca o contrato fechado com a Centauro: “Estamos com todo o planejamento pronto e aprovado até a Copa do Mundo. Serão cerca de 18 meses de iniciativas promocionais, ativação e guerrilha”.

Ainda com foco no esporte, a agência cuida de toda a ativação da Chevrolet nos 21 campeonatos estaduais brasileiros patrocinados pela marca no país. “Iniciamos o projeto em agosto do ano passado e, no final de dezembro, recebemos o ‘ok’ definitivo do cliente. Serão quatro meses muito intensos de trabalho até maio”, conta Martineli. Essas ativações, segundo ele, acontecerão simultaneamente em diversas cidades e contarão com o apoio de 200 colaboradores, profissionais que serão responsáveis por garantir a maior visibilidade da Chevrolet nos dois mil jogos de cerca de 170 times. O peso total do material com a marca ultrapassa 15 toneladas e, se estendido no chão, mediria aproximadamente 22 mil m². De acordo com o executivo, nunca uma ativação de futebol sob responsabilidade de uma mesma agência de below the line envolveu tantos destinos diferentes, com impacto de mais de cinco milhões de pessoas nos estádios e outros tantos milhões pelas transmissões na TV.

Azeite

Aumentar consideravelmente o consumo de azeite e azeitona no país será o objetivo das muitas ações promovidas pela Publicis Dialog em 2013, por conta do IOC (International Olive Council), anunciante conquistado recentemente pela agência. “É um cliente grande, mas relativamente desconhecido no Brasil. Adianto que nosso trabalho será intenso e que deve assemelhar-se às ações criadas anos atrás para estimular o consumo de vinho. Nesse sentido, a classe C está no centro das estratégias. Ela é o novo alvo direto do consumo de azeite no Brasil”.