Iniciativa visa a substituir as placas “Homens trabalhando” por uma versão mais inclusiva, “Pessoas trabalhando”

A Publicis Brasil, em colaboração com o Instituto Mulher em Construção, lançou uma iniciativa para sinalizar a importância de se fazer uma mudança na construção civil.

Com o objetivo de promover um ambiente de trabalho mais igualitário e receptivo a todos, a iniciativa consiste em substituir as placas “Homens trabalhando”, que acabam perpetuando estereótipos e validando comportamentos preconceituosos, por uma versão mais inclusiva, “Pessoas trabalhando”.

"Acreditamos que é hora de desconstruir esses estereótipos, começando por uma mudança simples, mas que transmite uma importante mensagem ao mercado e à sociedade. Em um setor que carece de mão de obra especializada, as novas placas demonstram que este é um setor onde todas as pessoas são bem-vindas e, mais do que isso, necessárias", afirmou Juliana Elia, VP de estratégia da Publicis Brasil.

Além da mudança nas placas de sinalização, a iniciativa também inclui a disponibilização do layout das novas placas para download, incentivando construtoras, gráficas e outras empresas do segmento a adotarem a nova sinalização e contribuírem para essa desconstrução de estereótipos.

"Estamos mudando não apenas as placas, mas a realidade de muitas mulheres. É uma oportunidade de combater a desigualdade, o preconceito e o machismo nos canteiros de obra do Brasil e, com isso, mostrar que qualquer pessoa pode pertencer e contribuir para esse mercado", ressaltou Bia Kern, fundadora do Instituto.

A iniciativa também conta com um abaixo-assinado online, buscando apoio para que a nova sinalização seja instituída como padrão legal nos canteiros de obra em todo o país.