O CEO do Publicis Groupe, Maurice Levy, anunciou nesta terça-feira (23) que o conglomerado francês planeja investir US$ 4 bilhões em aquisições de outras empresas durante os próximos cinco anos, o que significa gastar aproximadamente US$ 800 milhões por ano. As informações são do AdAge.com.
Os acordos serão o pilar principal do plano de crescimento do Publicis pela próxima meia década. Levy planeja fazer com que 75% da receita da empresa sejam oriunda de mercados emergentes e de plataformas digitais.
O Publicis vem incorporando agências digitais – como Digitas, Razorfish e LBi – desde 2007 e deve continuar investindo nesse segmento. Os novos alvos, porém, serão agências de pequeno e médio porte atuantes em mercados emergentes, segundo o próprio Levy. “Há poucas agências grandes, se é que há. Será uma série de aquisições e é um trabalho difícil achar as certas. Essa é a razão pela qual é um plano de cinco anos, não de dois”, disse o CEO.
“Nós mudamos o modelo do negócio e das agências. Não trabalhamos apenas com mídia e com histórias, mas também com marketing e vendas e também passamos a atuar com tecnologia e inovação. Esperamos esse crescimento porque mudamos o modelo. Não há nada mágico que altera o crescimento. Estamos fazendo um monte de coisas em áreas diferentes que nos dão a solução certa”, concluiu Levy.
O anúncio de Levy aconteceu durante o encontro de investidores do Publicis Groupe em Londres. Também estiveram presentes no evento 25 líderes do conglomerado o COO e presidente da Publicis Worldwide, Jean-Yves Naouri, e os CEOs globais das agências Leo Burnett, DigitasLBi, Rosetta, Razorfish, ZenithOptimedia e Starcom MediaVest Group.
Também nesta semana foi anunciado um acordo do Publicis Groupe com o Twitter. A parceria prevê que os clientes da Starcom MediaVest Group, um dos braços de operações digitais e compra de mídia da empresa, terão preferência em espaços publicitários na rede de microblogs, assim como acesso a dados e pesquisas e novos produtos oferecidos pela plataforma.