Arthur Sadoun, Chairman e CEO of Publicis Groupe (Reprodução/Youtube)

O Publicis Groupe divulgou nesta quinta-feira (6) seu balanço referente ao ano de 2019. A rede obteve aumento na receita líquida de 9,3%, atingindo um montante de 9,8 bilhões de euros, aproximadamente US$ 10,742 bilhões. Na América Latina, porém, este número caiu -6,1%, se comparado a 2018. Segundo o grupo, a situação econômica “em alguns países” contribuiu para a queda. No Brasil, os negócios caíram -10,7% organicamente ao longo do ano.

A receita orgânica caiu -2,3% em 2019 se comparada a 2018. No quarto trimestre (Q4), cujos números também foram revelados no comunicado, a queda foi de -4,5%. “2019 foi um ano de transição”, explica Arthur Sadoun, Chairman e CEO of Publicis Groupe.

Apesar da queda na América Latina, o grupo teve aumento na receita líquida nas outras regiões. Europa com 0,3%, América do Norte com 15%, Asia Pacífico com 8,9%, Oriente Médio e África com 14,6%.

Ocorrida em abril de 2019, a aquisição da Epsilon, que visou integrar capacidades de dados ao grupo francês, contribuiu para o aumento na receita líquida.

Entre as principais conquistas do ano, a holding ressalta êxitos de agências brasileiras, como Perdigão para DPZ&T e Banco Safra para Talent.

A mudança na gestão da Publicis Sapient, o reposicionamento das operações, mudanças que atingiram marcas emblemáticas, como a brasileira F/Nazca, “tiveram um impacto negativo em nosso crescimento orgânico em 2019”, conforme relata Sadoun. Vale lembrar que até meados de janeiro, a agência que fora fundada e comandada por Fabio Fernandes operava com um time reduzido de colaboradores e realizava entregas pendentes aos clientes. O processo de transferência de contas e de funcionários para outras agências da holding continuava em andamento.

A rede destaca no balanço a chegada de novos negócios que prometem fortalecer a saúde financeira da holding em 2020.

A conquista de Disney globalmente, LVMH na Europa e British Telecom no Reino Unido foram destacadas. O comunicado também cita a ampliação do escopo de trabalho para clientes existentes, como a Mondelez e NBC Universal, ambas nos EUA. “Nosso modelo já está produzindo resultados concretos que nos deixam confiantes para o futuro”, relata o CEO. Além disso, o documento cita que, além de ganhar a atribuição digital e de mídia da GSK, o Publicis é o responsável pelo negócio de mídia da Pfizer Consumer Healthcare. Além disso, a holding menciona os trabalhos para Novartis e Axa.

“Agora que concluímos nossa transformação em termos de ativos e organização, estamos em posição de oferecer o que nossos clientes realmente precisam para prosperar em um mundo cada vez mais dominado pelas plataformas, como demonstramos em nossas recentes vitórias com Disney e Novartis. Em 2020, nossa prioridade é entregar nosso plano de recuperação de crescimento orgânico, retornando progressivamente ao crescimento”, relata Sadoun.