A Publicis Worldwide ganhará um chairman exclusivo para o mercado brasileiro. Quem assume a função é Roberto Lima, que presidiu a Vivo entre 2005 e 2011 e, até então, atuava como membro do board da Telefonica Brasil. A nomeação foi confirmada por Arthur Sadoun, CEO da Publicis Worldwide e membro do comitê-executivo do Publicis Groupe. O executivo veio ao Brasil esta semana para se reunir com representantes da rede e comunicar as mudanças de liderança.
Diferentemente das especulações que circularam do mercado nos últimos dias, Sadoun garante que “não há planos de fusão entre as agências Publicis no Brasil, em curto, médio ou longo prazo”. De acordo com o executivo, a intenção da rede, assim como do grupo francês, é “preservar a cultura e a marca de cada uma das suas operações no país”.
A nomeação do novo chairman se dá pela necessidade de um profissional dedicado à operação da rede no Brasil, fazendo a ponte com a equipe de Paris. Lima – que atuou como vice-presidente executivo da rede Accor no país durante 17 anos, além de responder como CEO da Credicard entre 1999 e 2005 – vai gerenciar os dois grupos de agências ligados diretamente à rede Publicis Worldwide no Brasil, contando o auxílio de líderes específicos em cada um deles.
O primeiro é o Grupo Talent, formado por Talent e QG, que terá Julio Ribeiro como CEO e José Eustachio como COO. O segundo, que mantém Orlando Marques como CEO e Hugo Rodrigues como COO, é responsável pela operação de Publicis Brasil, Salles Chemistri, Publicis Dialog, AG2 Publicis Modem, Publicis Red Lion, Razorfish e Digitas. O único caso à parte é o da Taterka, que terá uma operação independente, diretamente supervisionada pelo board presente na França.
Lima assume sua nova função em 2 de janeiro, primeiro dia útil de 2014. As demais operações do Publicis Groupe no Brasil, entre elas Leo Burnett Tailor Made, F/Nazca S&S, Neogama/BBH e DPZ, devem continuar sem grandes alterações de comando e estrutura.