Divulgação

De tanto ler e ouvir relatos de ou sobre pessoas infelizes em seus trabalhos ou procurando novos trabalhos e oportunidades, a publicitária e escritora Claudia Taulois resolveu fazer algo a respeito e criou a Enganging – Estamos Juntos, uma rede que conecta e promove a troca entre pessoas que estão vivendo os dilemas desta fase da vida.  

“Não acordei pensando do nada em criar uma rede para pessoas em fase de transição profissional porque achei que podia ser uma ideia bacana! Estava deprimida por ter perdido meu emprego e percebi que conseguia me conectar melhor e mais facilmente com pessoas que estavam nessa situação. Um lugar diferente das demais redes em que tudo parece tão lindo e perfeito. Um lugar para sermos nós mesmos. Um espaço para compartilhar e aprender com a experiência alheia enquanto aprendemos e buscamos as respostas para a nossa própria”, relata Claudia. 

As estatísticas são impressionantes: há mais de 10 milhões de desempregados no país, e o dado alimenta as estatísticas de doenças e transtornos como depressão, ansiedade, stress. Ao ser mandada embora da empresa onde atuou por 14 anos, Claudia sentiu na pele a sensação de, aos 47 anos, se ver sem chão. 

“Além da tristeza, me senti perdida, incapaz de recomeçar em outro lugar depois de tanto tempo. E como isso não bastasse, o Brasil em crise, o desemprego nas alturas, tudo jogando contra. É um sentimento que só quem vivencia, entende”, relata.

A Engaging tem conteúdo próprio produzido por um time de especialistas de diferentes áreas como RH, marketing, jurídico, finanças e gestão, esclarecendo dúvidas comuns, desvendando temas complexos, sempre com abordagens positivas. A ideia é que os usuários se sintam à vontade para trocar ideias e experiências, gerando novos conteúdos que passam a produzir valor a outros seguidores, criando uma rede de troca de ideias e experiências.  

Dividida em quatro fases, a Engaging acompanha usuários em todas as etapas do seu ciclo, seja nos momentos de “mudança”, “adaptação”, “ação” ou até de “fazer o bem” – este último por meio de um mural no qual os usuários podem oferecer seus conhecimentos e se ajudarem mutuamente.

“A verdade é que todos nós podemos colaborar de alguma maneira. Temos pessoas muito talentosas nesse espaço e o que para uns é conhecimento, para outros pode não ser e ter um imenso valor na busca por novas oportunidades”, diz Claudia. O projeto está no ar há sete meses e já contabiliza quase 4 mil novos acessos todos os meses, a maior parte vinda da capital paulista.

Segundo Claudia, a meta é triplicar o número até o fim deste ano. Além do site www.engaging.com.br, a Engaging está presente nas principais redes sociais.