A publicitária Christina Carvalho Pinto, presidente do Grupo Full Jazz, utilizou a simbologia do yan (preto) e do yin (branco) para falar sobre o resgate das mulheres em postos de liderança durante o Women’s Forum Brazil 2012, que aconteceu pela primeira vez no país, em São Paulo. Christina abordou o tema “Creating balance in a mutilated world” (“Criando equilíbrio em um mundo mutilado”, em tradução livre).
Ela lembrou que os dois princípios, o yan e o yin, são inseparáveis, e que apesar de a humanidade ter se habituado a dizer que o yin é feminino e o yan é masculino, esse é um grande erro histórico, que dividiu as pessoas. “É comum dizer que tudo que é subjetivo, interno, pertence à mulher e que tudo que é objetivo, externo, está relacionado aos homens. Esse é um grande engano histórico”.
Segundo a publicitária, em um mundo dominado pela energia masculina (yang), as mulheres ficaram amarradas ao mundo externo e por isso passaram a se preocupar tanto com aparência, grifes e moda. “O sofrimento é geral, homens e mulheres vivem em contínuo estado de desequilíbrio e mutilação”, citou. Para Christina, a solução está no resgate do princípio yin, da energia feminina, para trazer de volta a completude em todos os aspectos, tanto na vida pessoal, como na profissional, econômica, social e política.
Paralelamente às atividades de presidente do Grupo Full Jazz de Comunicação, há anos a publicitária se engajou em trabalhos associados a temas como sustentabilidade, direitos das mulheres e ética, liderando inclusive o Mercado Ético.