As Fake News são um dos temas mais polêmicos da comunicação atual. Aparentemente inofensivas quando abordam assuntos supérfluos, elas podem ser fator decisivo entre a vida e a morte quando ligadas a temas como a vacinação. Pensando nisso, o redator Vinicius Dias resolveu criar o projeto “Fake News do Bem”.
“A ideia do projeto é criar e compartilhar Fake News que incentivam as pessoas a tomarem boas atitudes”, diz o publicitário que tem passagens por Thompson, Tudo, Isobar e, atualmente, está na Artplan.
Até o momento, Vinicius divulgou Fake News do Bem que incentivam as pessoas a doarem sangue, roupas de frio, adotarem animais abandonados e pararem de jogar lixo no meio ambiente.
“Faz duas semanas que eu comecei a compartilhar essas Fake News pelo WhatsApp. E elas ganharam força organicamente: muitas pessoas acreditaram e começaram a compartilhar com outras, como uma corrente”, diz.
![](https://i0.wp.com/assets.propmark.com.br/legacy/upload/2019/04/5ca3b0c57ba06-5ca3b0d3d04f8-980x480.png?resize=720%2C353&ssl=1)
![](https://i1.wp.com/assets.propmark.com.br/legacy/upload/2019/04/5ca3b0ea379de-5ca3b1031fe3c-480x640.jpeg?resize=480%2C640&ssl=1)
A mensagem carregava também o link do site do projeto. “Logo, quem quisesse saber mais, iria descobrir que era uma Fake News porque no site tem uma explicação”, salienta.