Ex-diretor de criação da Full Jazz, o publicitário Bartholomeu Cruz está ganhando espaço na mídia com suas ideias baseadas em tecnologia e projetos para comunicação. A bordo de sua “mala patinete”, ele já foi destaque em alguns dos principais jornais e revistas no país. Há dois anos ele decidiu abandonar a carreira de 18 anos em agências de publicidade para montar a e.t., empresa que, entre outros negócios, criou o Reservagas, um site que reserva vagas em estacionamentos.
“Quase todas as empresas do setor fazem isso, mas elas fazem só a reserva. Não existe nenhum modelo como o Reservagas, onde o usuário também faz a pesquisa de endereços e pode ganhar benefícios com a compra. Isso porque estamos montando um clube de benefícios para gerar vantagens para quem estaciona. Por outro lado, para o dono do estacionamento, antecipamos a venda. Fora isso, eu penso projetos de comunicação para atrair anunciantes para dentro de estacionamentos”, explica Cruz.
A reserva de vagas online já está funcionando por meio do site www.reservagas.com.br, inicialmente para o estacionamento da Multipark no Aeroporto de Guarulhos (SP). “A Multipark e seus franqueados foram os primeiros a acreditarem na nossa plataforma Reservagas, por isso têm total exclusividade no lançamento. Porém, também negociamos com outras empresas parceiras”, destaca ele. Para Cruz, o mercado de reserva de vagas em estacionamentos pela internet terá em breve um boom semelhante aos de aplicativos de táxi. “Vai existir um milhão de empresas, mas hoje eu garanto que o que eu faço ninguém faz”.
Outro projeto da e.t. que faz sucesso nas redes sociais é o Art Pet Project, para o Pet Center Marginal. Basicamente, a ação consiste na criação de casas personalizadas para cães e gatos, com direito a gravação de vídeo para internet. “O Pet Center Marginal precisava gerar mídia espontânea. Já são mais de 300 mil pessoas que curtem a página da maior rede de pet shop do país. Os desenhos e pinturas das casinhas foram feitos por Guilherme Kramer, artista brasileiro radicado na Espanha”, conta Cruz.
Sem escritório físico – com o projeto Escritório do Dia, ele trabalha cada dia em um lugar diferente –, Cruz conta que também chama a atenção quando entra nos locais com a “mala patinete”. “A gente já fez o escritório do dia dentro da Heineken em Amsterdam. Quando falei que estava gravando para o Brasil, eles me chamaram para trabalhar dentro do balcão”, diz. Ele afirma que ainda criará um documentário com todas as suas gravações. “Esse é um novo modelo de operar uma empresa. É uma empresa que pensa em empresas. Somos chamados de parceiro estratégico de inovação e criatividade”, finaliza ele.