Xavier: a propaganda passou a prestar atenção no assuntoO storytelling, a arte e a técnica de narrar histórias, é tema do livro que o publicitário, roteirista e escritor Adilson Xavier lança na próxima segunda-feira (6) no Rio de Janeiro. “Storytelling: Histórias que deixam marcas” é sua quarta obra desde que se iniciou na jornada literária, em 2007 – o segundo de não-ficção. Ele aborda a importância das histórias em nossas vidas, desde o aprendizado das regras básicas de convivência e sobrevivência até o uso de técnicas narrativas na construção de marcas e na difusão religiosa.

“Meu primeiro livro, ‘O Deus da Criação’, foi de não-ficção e abordava uma temática arriscada. Este também é, cruzando estratégias de marketing com religião, analisando o papel da narrativa judaica na civilização ocidental, mergulhando na intimidade de marcas importantes, etc. A sensação é parecida: um baita frio na barriga. Mas sempre com a humildade de quem segue aprendendo e vai compartilhando suas descobertas pelo caminho”, diz Xavier. No livro, ele relaciona filmes, livros, séries e marcas que se inspiram na vida real para criar narrativas que citam inclusive os escritos da Bíblia como os maiores e mais bem acabados exemplos de storytelling da história.

Os cases narrados passam por cidades bem diferentes – de Nova York e Londres até Varginha, em Minas Gerais, e Itu, no interior paulista. Visitam marcas desde a pequena livraria Shakespeare and Company, em Paris, até gigantes como Disney, Apple, Nike, Coca-Cola, Johnnie Walker, Red Bull, Havaianas, Diesel, Fiat, Ford, General Motors, Volkswagen, BMW, Mercedes-Benz, Harley-Davidson, HBO e Sky. “Até a Igreja Católica é analisada. A forma e o nível de profundidade de cada case também variam. Procurei interligar todas essas histórias, fazendo com que a narrativa do livro flua num ritmo gostoso”, descreve o escritor.

Longe de ser moda ou um conceito consagrado, Xavier acredita que o storytelling cabe na realidade atual, onde conquistar a atenção das pessoas é cada vez mais difícil, ser lembrado é um sonho distante, e ser apreciado é o nirvana.  Esse contexto, ele diz, potencializado por uma inédita torrente de protagonistas espalhando suas histórias pelas redes sociais e competindo por espaço, conspira para que o storytelling se transforme em gênero de primeira necessidade também para a propaganda.

“A propaganda sempre usou o storytelling, na maioria dos casos instintivamente. Há poucos anos, passou a prestar mais atenção ao assunto e vem aperfeiçoando esse uso. O fato é que ainda há um longo caminho a percorrer e esse caminho se move e se multiplica o tempo todo”, analisa.

Para ele, é difícil dizer que determinada marca usa o storytelling melhor do que outra, pois vários fatores interferem na história de cada um – alguns planejados, outros intuitivos ou frutos do acaso. Mas destaca, pelo conjunto da obra, cinco companhias: Disney, Apple, Nike, Coca-Cola e Red Bull.

O livro se destina a um público variado, pois conversa com pessoas de diversas áreas. Mas Xavier acredita que toca mais imediatamente publicitários, roteiristas, jornalistas, profissionais de marketing e empresários em geral.

O lançamento da obra será na Livraria da Travessa do Leblon, a partir das 19h.