Divulgação

O El Ojo de Iberoamérica 2015 começou nesta quarta-feira (4) e o Ciclo de Conferências do festival, que apresenta palestras e debates, está atraindo a atenção do público que participa do evento no Hotel Hilton de Buenos Aires. Nas primeiras horas, o palestrante que mais impactou a plateia foi o peruano Juan Isaza, VP regional de planejamento e diretor de social media lab da DDB Latina.

Isaza provocou o mercado ao dizer que os publicitários precisam ser menos publicitários e olhar mais em volta. “Precisamos ser menos publicitários e atuar mais como hackers. Hackers buscam soluções e isso que deve conduzir mais o nosso trabalho”, diz. “As agências de publicidade precisam começar a trabalhar do jeito que as empresas de inovação trabalham”, acrescenta.

A apresentação do peruano, intitulada “É a cultura, estúpido!”, expõe o ponto de vista de que tanto as agências como as marcas se desviaram da cultura e se conformam em apenas replicar o que os competidores já fazem – no máximo tentam melhorar um pouco. A solução proposta por Isaza é uma mudança no modelo de pensamento das empresas. “Temos que repensar os processos de geração de ideias. Não podem haver barreiras e áreas separadas. Briefing, planejamento, criação, não tem mais sentido separar quem faz um e quem faz o outro”, diz.

Outro ponto criticado pelo executivo da DDB Latina na estrutura das agências é a falta de diversidade nas equipes. “Nunca se fez inovação com pessoas iguais. É na diversidade que nasce a criação. As agências deveriam ser pontos de foco de diversidade dentro da sociedade, mas não são”, opina Isaza.