O dia 1º de outubro foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o Dia Internacional do Idoso. Aproveitando a data, a multinacional de painéis de consumo Kantar divulgou dados e informações sobre os hábitos de consumo do público com mais de 65 anos no Brasil – que vem crescendo em quantidade e em oportunidades de mercado.
Dentre o total de 9,4 milhões de lares maduros brasileiros, 64% deles têm entre 1 e 2 pessoas, 86% não têm crianças menores de 1 anos e 38% têm carro. Além de menores, de acordo com a Kantar, essas famílias possuem renda média domiciliar mensal 9% maior do que o do restante da população.
Os idosos são ainda, atualmente, o único target que apresentou crescimento em unidades (+2,1%), volume comprado (+0,6%) e valor desembolsado (+5,3%) entre julho de 2018 e julho de 2019. Os sêniores também gastam mais na compra de todas as categorias em comparação com a média geral da população, com destaque para higiene e beleza (+6,3%), bebidas (+7,3%) e commodities (+4,6%).
Com uma frequência de visita aos pontos de venda 7% maior do que a das outras faixas etárias, as donas de casa da terceira idade elegem as lojas de proximidade e conveniência como prioridade, destacando-se farmácias e supermercados independentes. Além deles, o atacarejo também vem conquistando espaço entre este target.
“Entre as pessoas maduras, 90% têm telefone celular, 45% acessam internet e 11% trabalham fora. Elas não se enxergam mais como idosas, por isso buscam produtos específicos e qualidade de vida”, completa Giovanna Fischer, Diretora de Marketing e Insights da Kantar.