Leitores, especialmente leitoras, estão em contagem regressiva para o dia 8 de março. O motivo é uma promoção da Saraiva que oferecerá 50% de desconto em livros e itens de papelaria no Dia Internacional da Mulher para mulheres – público que representa 55% de seus clientes. Dessas mulheres, 43% tem entre 16 e 35 anos e 30% de 36 a 45 anos.
O mote “O poder é todo delas” tem o objetivo de celebrar a força feminina e todos que se identificam com o gênero, reafirmando o diálogo com todos os públicos que sintam parte deste universo. A promoção vale para e-commerce e lojas físicas. Além do desconto na metade do preço em livros e papelaria no dia 8 de março, até a próxima quarta-feira (7), a rede tem descontos progressivos em livros: 10% de desconto na compra de dois livros, 15% comprando três livros e 20% na compra de quatro livros ou mais.
Thaiza Estevão, diretora de Marketing da Saraiva, explica que esse é o segundo ano da ação especial que foi criada em 2017 para celebrar a data e “reforçar a admiração e o respeito pelo público feminino, dialogando e englobando todos que se sintam parte deste universo”.
“Recebemos muitas mensagens e feedbacks positivos do público, reforçando o sentimento de se sentirem prestigiadas pela marca e parabenizando a iniciativa. Vale destacar que, até então, nenhum outro varejista do mercado literário havia feito uma ação desse tipo. A Saraiva foi pioneira ao valorizar o poder feminino na literatura e suas clientes, que representam 55% dos nossos clientes”, diz.
Segundo a executiva, a campanha do ano passado trouxe resultados “muito expressivos”, reforçando a força e a identificação do público feminino com a empresa. Uma análise sobre comportamento do público feminino, usando a base de clientes, comparou 2017 com 2016. Entre os principais resultados, o público feminino consumiu 58% mais livros em 2017 do que o masculino. Em 2016, as mulheres consumiram apenas 20% mais livros.
“Esse crescimento está diretamente relacionado com a campanha das mulheres do ano passado e também com outras iniciativas da rede voltadas para o público feminino, como o Saraiva Plus com pontos em dobro, eventos direcionados para as mulheres etc. A aderência à ação foi tamanha e ganhou tanta relevância para a marca que já é parte do nosso calendário”, comenta.
Para este ano, a Saraiva acrescentou mais títulos e a categoria papelaria. Uma parceria foi fechada com o Clube de leitura Leia Mulheres para uma curadoria especial de livros escritos por mulheres. E o período também terá debates, oficinas e sessões de autógrafos nas lojas.
“Observamos no último ano é que houve um aumento no consumo de livros do público feminino. Em média as mulheres consomem quatro livros por ano, o dobro da média nacional. Com a campanha, mais do que cadastros, queremos ampliar nosso relacionamento com as clientes já cadastradas e as novas, focando em ações mais assertivas.”
Leia mais
Saraiva faz ação com desconto progressivo e pontos em dobro
Saraiva lança loja conceito em São Paulo