A pesquisa periódica feita pela Score, empresa de datal retail e shopper experience da B&Partners.co e Grupo Hibou, chamada Pulso, mostrou quais são as expectativas dos consumidores para as festas de final de ano.

Dos entrevistados, 56% afirmaram que pretendem fazer compras de Natal, 19% ainda não decidiram e 25% não irão as compras por diversos motivos, entre eles: 33% afirmaram não ter dinheiro, 22% não estão em clima de Natal, 20% querem economizar, 12% estão endividados, 8% não acham adequado gastar dinheiro agora e 28% não têm costume de comprar presentes de Natal.

Quanto ao tipo de presente, a pesquisa apontou roupas e acessórios estão no topo da lista com 69%, seguido por brinquedos com 44%, perfumes e cosméticos com 38%, calçados com 34% e livros com 18%.

O Pulso também mostrou que o movimento nas lojas de rua e shopping vai subir em relação a pesquisa feita para a Black Friday: 47% pretendem comprar pela internet (contra 75% na Black Friday), 40% no shopping e 37% nas lojas de rua.

A novidade da pesquisa ficou por conta da forma de pagamento: 41% dos entrevistados afirmaram que vão optar por fazer as compras parcelando no cartão de crédito, 27% débito, 22% crédito e 20% dinheiro.

“Os consumidores se dedicam mais em ir às ruas no Natal e fazer as compras online na Black Friday. Parece ser uma relação estratégica de aguardar alguns meses para se presentear com preços bons na data mais aguardada dos descontos, mas vemos o contrário no Natal. As pessoas deixam para pesquisar e encontrar os presentes somente em Dezembro, o que tem a ver com o clima de festa e confraternização”, explicou Ana Letycia, Head de planejamento da Score Group

A pesquisa completa está disponível no site da Score Group.