Paulo Giovanni, Marcelo Reis, Marcio Toscani, Fernando Sales e Marcello Magalhães: executivos da Leo Burnett no BrasilA vida começa aos 40. É com essas palavras que Marcelo Reis, sócio, VP de criação e copresidente da Leo Burnett Tailor Made, sopra as velinhas de 40 anos da agência brasileira, comemorados no mês de agosto. No mesmo clima, a Leo Burnett Worldwide completa 80 anos de história. Juntas, elas celebram “O que a criatividade pode fazer”, com diversas ações em conjunto e, aqui no Brasil, comemorando as parcerias e os anos que estão por vir ao lado de colaboradores e clientes.

Com dois escritórios no Brasil e mais de 400 colaboradores, a Leo Burnett Tailor Made vive um dos seus melhores momentos. Os números expressam as mudanças que estão sendo realizadas ao longo de 2015 para construir um modelo de negócio sólido para o futuro da agência. A empresa chegou ao Brasil em 1975 por conta da chegada da Philip Morris no país. Como o cliente já era atendido globalmente pela rede, a unidade paulistana foi criada para cuidar da conta.

Mundialmente, a Leo Burnett Worldwide nasceu em 1935, em Chicago, nos Estados Unidos, criada pelo publicitário Leo Burnett, que acreditava que a criatividade poderia mudar comportamentos. A agência passou a pertencer ao Publicis Groupe e, com oito décadas, tem 85 escritórios em 69 países com mais de 9 mil colaboradores, sob o comando do CEO Tom Bernardin e do CCO Mark Tutssel.

A rede está entre as três mais premiadas criativamente no mundo, com clientes multinacionais como McDonald’s, Coca-Cola, Samsung, Philip Morris Internacional, Fiat, P&G, Kellogg’s e GM. No Cannes Lions deste ano, entre outros Leões, levou o GP em PR com a campanha “Like a Girl”, para Always. Por aqui, a agência, que assina uma das campanhas mais premiadas de 2014, “Enterro do Bentley”, trouxe para casa três bronzes e uma prata desta vez.

Os destaques ficaram para as campanhas “Safety Wi-Fi”, para Fiat, que ficou com a prata em Outdoor; “To Barcelona/ To Istanbul”, para Jeep, que levou Leão de bronze em Press; “Enterro do Bentley”, para ABTO, com Leão de bronze em Creative Effectiveness; e “Donation Badges”, para ABTO, com bronze em Health & Wellness.

 

Brasil

Em 2014, Paulo Giovanni, um dos sócios e na época presidente, passou a atuar como chairmain da agência, função que também desempenha no Publicis Worldwide Brasil. Marcelo Reis e Marcio Toscani (VP de operações e financeiro) são copresidentes. A agência ainda tem como executivos Fernando Sales, VP de mídia, e Marcello Magalhães, VP de planejamento.

“Estamos completando 40 anos em um momento de mudanças carregadas de boas energias, além de termos o Paulo de consultor e mentor. Isso tem sido bom para todos, pois cada um tem sua autonomia. Estamos mais próximos dos nossos clientes, mais dinâmicos e fortalecidos”, ressalta Reis. “Temos uma liberdade muito grande e passamos a contar, ainda mais, com o Paulo, que tem experiência em gestão e é muito bem resolvido”, comenta.

Com a contratação da empresa de consultoria Fator, os sócios pretendem redesenhar o futuro da agência. Juntos, estão desenvolvendo o mapa estratégico de crescimento para os próximos três anos em termos de processos, pessoas, meritocracia e prospecção de novos clientes.

Reis afirma que o grande crescimento da agência nos últimos anos e a chegada da Tailor Made, que será incorporada 100% em 2016, trazem a criatividade que transforma não só as marcas, mas também a equipe da

empresa.

“Queremos que cada um no nosso time faça a diferença e, além disso, somos vencedores e queremos que nossas ideias sejam cada vez mais comercializadas. A partir de agosto, começamos um novo momento da agência”, acredita Reis.

A brasileira traz em sua carteira antigos clientes, como Fiat, P&G, Philip Morris Brasil, Arcor, Samsung, entre outros. Entre as novidades estão as recém-conquistadas Brasil Kirin, Ajinomoto, União e Pirelli. “Fazemos campanhas de porte internacional, com inteligência mundial e sem perder esse tato com o mercado regional. Estamos com um trabalho melhor e bem resolvido, construído de forma madura, sólida e equilibrada”, comemora Reis.