A Leo Burnett Chicago é a vencedora do primeiro White Pencil entregue pelo D&AD. O prêmio foi criado para destacar trabalhos que gerassem um enorme e positivo impacto social, semelhante àquele criado pelas agências para suas marcas, premiados durante os últimos 50 anos pela organização — formada por representantes do design e da publicidade globalmente, tendo como meta estimular e premiar a excelência criativa no negócio da comunicação. “O White Pencil é uma mensagem e um movimento. Ele simboliza o poder da criatividade como força positiva para mudanças sociais, provendo uma plataforma para a crescente comunidade talentosa de design e propaganda para dividir ideias e exemplos de inovação”, explica Tim Lindsey, ceo do D&AD.
O case merecedor do troféu é “Recipeace”, case elaborado para a Unilever. O trabalho baseia-se em um movimento social aproveitando o momento das refeições para unir as pessoas. Iniciado com um almoço em Chicago (EUA) com representantes de diversas ONGs e entidades a favor da paz, o conceito foi difundido para organizações, restaurantes e principalmente a internet, tendo como inspiração o dia 21 de setembro — instituído pela ONU como Dia da Paz.
A escolha da ação como merecedora do White Pencil aconteceu na noite desta terça-feira (27), em Londres. O trabalho foi escolhido em meio ao shortlist com outros 18 concorrentes, analisados por um júri formado por líderes criativos e especialistas da indústria da comunicação, liderados pelo produtor David Puttnam. “A os planos de vida sustentável da Unilever são construídos sob a crença de que nosso negócio pode fazer do mundo melhor. Nossas marcas e marketing têm a responsabilidade de inspirar mudanças positiva nas vidas das pessoas. Acreditamos no poder da criatividade para fazer as coisas acontecerem. Por isso essa parceria de longo tempo com o D&AD e a conquista do White Pencil é tão excitante”, declarou Marc Mathieu, vice-presidente sênior de marketing da Unilever, durante a entrega do troféu.
A lista completa de finalistas pode ser encontrada no site do D&AD.