Não é incomum vermos a cena de um consumidor navegando na internet e vendo televisão ao mesmo tempo. Segundo a pesquisa “Social TV”, realizada pelo Ibope Nielsen, 43% dos internautas assistem TV enquanto usam a web, enquanto 29% comentam, especialmente nas redes sociais, sobre o programa que estão vendo.
Destes 43% que fazem o “second screen” (onde a atenção fica dividida entre as duas telas), mais da metade (59%) diz que o faz diariamente.
Em relação à idade, a pesquisa aponta que os jovens dominam a prática, com jovens de 20 a 24 anos sendo o maior porcentual de “second screen” e os adolescentes de 15 a 19 anos os maiores comentadores simultâneos da programação. A internet influi até mesmo no que o internauta está assistindo, uma vez que 80% destes consumidores já trocaram de canal após lerem algo postado na internet.
Entre os assuntos mais comentados e assistidos em companhia da internet estão noticiários (53% assistidos/38% comentados), novelas (52%/40%), filmes e documentários (30%/23%) e esportes (26%/31%).
“O consumo simultâneo de televisão e de internet mostra que não há abandono de um meio em prejuízo do outro e que há a oportunidade de explorar a grande afinidade que os brasileiros têm pelos dois meios”, afirmou José Calazans, analista de mercado do Ibope Nielsen Online.