Estudo foi realizado pela Buzzmonitor por meio de inteligência artificial
Estudo realizado pela Buzzmonitor, e divulgado nesta terça-feira (19), revelou que Itaú, Wizard e Volkswagen foram as marcas com maior share of image nas redes sociais após o logo do evento.
Para realizar este estudo, foi utilizada a metodologia Buzzmonitor Brand Logo Detection – que identifica marcas, pessoas, objetos, animais e outros elementos em fotos e vídeos através de inteligência artificial.
Ao total, foram coletadas 58.254 imagens do festival, em posts contendo ao menos uma das hashtags oficiais do evento: #thetown, #thetown2023, #thetownfestival ou #issoéthetown no Instagram
Dentre essas, 7.389 continham alguma logomarca.
Segundo a Buzzmonitor, as marcas que tiveram maior destaque no share of image sem dúvida foram aquelas que souberam se inserir no evento com estratégias instagramáveis, seja com plataformas e espaços para servir de “fundo ideal” para as fotos ou, ainda, com brindes e itens esteticamente agradáveis para fotos.
A logomarca do próprio evento foi a que teve a maior recorrência, tendo sido detectada em 1.672 fotos, tanto em imagens de divulgação do festival quanto em fotos do público em frente a letreiros e plataformas do The Town.
Logo em seguida, o Itaú, que foi patrocinador oficial do evento, conquistou o segundo maior share of image. Com 451 fotos detectadas, o principal impulsionador deste número foi a logomarca do banco no alto da roda gigante, escolhida por muitas pessoas como cenário para os registros do evento.
O mesmo aconteceu com a Volkswagen, também patrocinadora, que criou um painel em led muito utilizado pelo público para tirar fotos. A marca apareceu em 141 registros com as hashtags do festival.
Mas também teve marca que sequer compareceu ao evento, mas conseguiu surfar na onda do festival nas redes sociais. Foi o caso da escola de idiomas Wizard, que aproveitou o alto engajamento do tema para lançar trends e conteúdos relacionados em vários perfis da escola pelo Brasil, o que fez com que a marca aparecesse em 211 posts com as hashtags do evento.
Algumas marcas relacionadas à moda, como Nike, Adidas e até a CBF (por causa da camisa oficial da Seleção Brasileira) apareceram nas imagens do público não porque estavam presentes no evento, mas sim por que o público estava vestindo peças destas marcas durante o festival.
Alguns dos patrocinadores oficiais do evento também não figuraram no top 20 deste estudo, como Vivo, Porto, Riachuelo e Ifood.