Estudo da PGB 2025 trouxe um mapeamento das empresas preferidas do público em 26 setores do mercado em geral
A Pesquisa Game Brasil 2025 (PGB) apresentou o mapeamento das marcas preferidas do público gamer, com o objetivo de compreender quais são as empresas mais conhecidas pelos jogadores brasileiros, além da percepção deles se a marca tem uma boa relação com os consumidores de jogos digitais.
Atualmente, a PGB mapeia mais de 400 marcas, entre 26 setores do mercado em geral.
A novidade no painel de 2025 inclui quatro novos setores no mapeamento: Luxo, Viagem, Idiomas e Farmacêuticas, ampliando assim o conhecimento sobre a experiência dos jogadores além dos games.
Com essas adições, a PGB identificou que 80,6% dos entrevistados gostam de marcas que se relacionam com o universo de jogos digitais, e 79,4% acham importante que as empresas respeitem a cultura gamer.
Setores de consumo e marcas
A PGB identificou quais setores de mercado mais se envolvem com o meio dos jogos digitais. O estudo mostrou que 'Higiene e Cuidados Pessoais' estão na dianteira, com 86,5%.
Na sequência aparecem 'Produtos Alimentícios' (81,5%), 'Meios de Pagamentos' (72,7%) e 'Operadoras de Banda Larga' (69,5%). Completando a lista vem 'Café' (68%), 'Cartão de crédito' (67,3%) e 'Bancos' (67,1%).

“Este ano, com exceção dos novos setores de mercado mapeados, não tivemos marcas diferentes das que já apareceram na edição 2024, o que demonstra uma solidez das empresas que já vinham se posicionando no mercado gamer e provando mais uma vez que entender os hábitos do consumidor, permite criar ações e projetos bem direcionadas a este público e consequentemente trazer resultados”, disse Carlos Silva, CEO da Go Gamers, idealizadora da PGB.
Mulheres são a maioria
A Pesquisa Game Brasil 2025 também revelou que, para 88,8% dos entrevistados, os jogos digitais são um das suas principais formas de entretenimento — na PGB 2024, esse número era de 85,4%. Agora, 80,1% disseram que os games são a diversão preferida deles.
Desenvolvido pelo SX Group e Go Gamers em parceria com Blend New Research e ESPM, o estudo entrevistou cerca de 6.282 pessoas no Brasil, em 26 estados e no Distrito Federal, entre os meses de janeiro e fevereiro.
A pesquisa mostrou que o número de mulheres jogando jogos digitais teve um aumento de 2,3% em comparação do ano passado, chegando a 53,2% do público consumidor deste tipo de entretenimento.
Número esse que aumentou em relação a 2024, quando 50,9% do público eram mulheres e 49,1% de homens.