72% dos consumidores procuram produtos em lojas físicas antes de fazer uma compra online, aponta relatório

Apesar dos avanços nas compras digitais nos últimos anos por causa da pandemia, os consumidores continuam buscando experiências omnichannel. É o que aponta pesquisa da Criteo com análise dos últimos três anos, comparando e identificando os comportamentos dos consumidores. O estudo mostra, por exemplo, que tão logo as restrições de movimentação caíram, as compras em lojas físicas aumentaram ao longo do ano passado, com alta de 20%.

Entre os 17 mil entrevistados em todo o mundo, muitos disseram que continuam apreciando a experiência de compra nas lojas físicas. Quatro em cada dez afirmaram que “localização conveniente” e “necessidade imediata de um produto” estão entre os principais motivos de suas transações presenciais.

Além disso, 72% dos entrevistados informaram que gostam de procurar produtos nos ambientes físicos para depois adquirí-los online, prática que o mercado batizou de “showrooming”.  Houve também um incremento no número de pessoas que apreciam visitar lojas para ver o que há de novo e as tendências. Em 2019, eram 44% dos entrevistados, percentual que subiu para 48% em 2021. E quatro em cada dez não gostam de comprar a menos que possam ver e tocar nos produtos em uma loja.

“O omnichannel é uma parte essencial do mix de marketing moderno, pois a combinação de online e offline aprimora a experiência do comprador. Nossa pesquisa também indica que os clientes dependem menos das lojas para atendimento imediato hoje do que durante o período pré-pandemia”, disse Tiago Cardoso, diretor-geral da Criteo para a América Latina.

Caminho híbrido de compras

Em outras tendências, o levantamento identificou que os consumidores têm experimentado novas formas de interação. Exemplos são a "compre online, retire na loja" e a "pesquise online, compre offline", que têm registrado crescimento desde 2019.

De acordo com a Criteo, esse dado mostra que os compradores estão confortáveis com uma jornada que permite acesso tanto a benefícios do comércio eletrônico, como a capacidade de comparar rapidamente preços e produtos, quanto a vantagens do offline, incluindo preços mais baixos ou promoções especiais.

Além das entrevistas, a Criteo trabalhou com commerce data de seus 22.000 anunciantes.