Gigi Gutierrez, diretora geral da Planta, falou sobre importância de ações da indústria sobre o meio ambiente

A sustentabilidade é um dos assuntos mais falados atualmente. Seja nas rodas de conversas, nas empresas e, consequentemente, na publicidade. As campanhas sobre redução das pegadas de carbono, reciclagem e hábitos mais verdes se tornaram comuns, mas será que as empresas responsáveis por essas peças estão, de fato, fazendo algo para mudar?

Foi em cima desse tema que Gigi Gutierrez, diretora geral da Planta, montou a palestra "Bla bla bla: menos papo e mais ações", apresentada no último dia do Festival El Ojo Iberoamérico 2022, que acontece nesta sexta-feira (11), em Buenos Aires.

Gigi Gutierrez, diretora geral da Planta

Durante 40 minutos, Gigi chamou a atenção para a falta de ação das empresas quando o assunto é o meio ambiente e para a responsabilidade que o setor publicitário carrega consigo.

"Nós ditamos tendências, influenciamos os consumidores... Sempre colocamos o cliente no centro das discussões, mas está na hora de colocar o planeta nessa conta", afirmou a palestrante.

De acordo com diretora da agência, 68% da geração Z e Millenials querem mais informações que os ajudem a tomar decisões mais sustentáveis, mas apesar disso, Gigi ressaltou que existe ainda uma confusão em torno do assunto de sustentabilidade, muito por conta da quantidade de peças publicitárias que não trazer uma solução efetiva para o problema do meio ambiente. Segundo Gigi, tanto os consumidores quanto as empresas estão confusas sobre o assunto e o grande responsável por isso é a publicidade.

"Nós somos os responsáveis por essa confusão. Como indústria, nós temos muita responsabilidade sobre essas questões e, para começar a mudar esse cenário, podemos, por exemplo, parar de infantilizar as campanhas sobre sustentabilidade e superar as peças sobre reciclagem. Podemos fazer muito mais do que apenas colocar um 'me recicle' em uma embalagem de plástico", ressatou Gigi.

Outro dado levantado pela executiva é que 53% dos consumidores da geração Z e Millenials afirmaram que a sustentabilidade é um ponto importante nas decisões de compra. "Esses dados mostram que nós podemos vender sustentabilidade".

Ao final de sua fala, Gigi destacou a importância de se tomarem medidas imediatas sobre o meio ambiente e descarbonizar a indústria.

"Hoje, nós temos a oportunidade de fazer algo a respeito e precisamos descarbonizar a indústria. A sustentabilidade não é perfeita, mas é urgente e precisamos agir hoje", finalizou.