No próximo domingo (9), Kansas City Chiefs e Philadelphia Eagles disputam o título, mas marcas já buscam a atenção do consumidor

O próximo domingo (9) será um grande dia para os fãs de futebol americano. O dia que talvez possa ser comparado apenas com uma final de Copa do Mundo. Talvez. Kansas City Chiefs e Philadelphia Eagles fazem a 59ª edição do Super Bowl, em partida a ser disputada no Superdome, estádio do New Orleans Saints, na cidade de Nova Orleans.

Não se fala em outra coisa na imprensa além da decisão da NFL, repercussão essa que justifica o preço dos 30 segundos de exibição de um filme, no intervalo mais caro do mundo. Em 2025, o valor chegou a US$ 8 milhões, mais de R$ 47 milhões, durante a transmissão da Fox, cifra essa maior que os US$ 7 milhões de 2024.  

No mercado brasileiro, como não poderia ser diferente, o Super Bowl já mexe — e muito — com os fãs do esporte e, obviamente, com as marcas. Também pudera, afinal, o Brasil representa o terceiro maior mercado da NFL no mundo, atrás somente dos Estados Unidos e México.

Pesquisa realizada pelo Ibope Repucom, no ano passado, mostrou que 35% da população brasileira se diz fã do futebol americano, o que equivalia, à época, a 41 milhões de pessoas, aumento de 310% se comparado ao ano de 2014.  

Especialista em marketing esportivo e CEO da HeatMap, Renê Salviano analisa o crescimento do público no Brasil. Ele atribui esse crescimento ao consumo da cultura norte-americana, e também às transmissões dos jogos, o que contribui para a pulverização do esporte no país.

"Além da força da TV, hoje temos transmissões também na CazéTV de forma gratuita e ainda a possibilidade de acompanhar todos os jogos em plataforma de streaming. Isso tem ajudado a democratizar esse esporte no Brasil", afirmou.

Por outro lado, Salviano disse que os Estados Unidos têm no DNA o que chamou de 'criatividade e ousadia' para expandir seus produtos mundo afora. "Com o crescente interesse do público brasileiro, já temos aqui eventos especiais com muitas ativações de marca, o que só fortalece o produto em nosso país”

Marcas
Por aqui, marcas estão aproveitando o Super Bowl para estreitar relações com os consumidores. Com ações antes e durante a partida, confira algumas realizadas pelas marcas patrocinadoras:

A XP, Perdigão na Brasa, Fit Combustíveis e O Boticário, que promove sua linha de colônias Malbec, patrocinam mais uma edição do NFL in Brasa, em São Paulo. O evento se consolidou como a maior celebração do Super Bowl fora dos Estados Unidos e acontece de 7 a 9 de fevereiro no Espaço ARCA.

A plataforma de streaming Disney+ promoverá watch parties em dois bares na Vila Madalena, em São Paulo: o Ômadá, representando o Philadelphia Eagles, e o Posto 6, decorado com as cores do Kansas City Chiefs. Além disso, haverá uma Blitz Rádio Disney e o Desafio de Field Goal, trazendo mais interatividade ao público.

Outra ação é o "Hut na NFL", da Pizza Hut, que incluiu sorteios semanais de consoles PlayStation, brindes exclusivos da NFL e uma viagem com acompanhante para assistir ao Super Bowl nos Estados Unidos.

Já O Boticário lançou a campanha "Malbec Ícone dos Ícones", que também premiou fãs com uma viagem para assistir à final em Nova Orleans.

Para Renê Salviano, toda essa movimentação das marcas trata-se apenas de um aquecimento. O especialista em marketing esportivo destacou que o futebol americano, além de conquistar o público, também abre um bom espaço para novas oportunidades no mercado.

“As marcas estão entendendo aos poucos a potência da NFL. Algumas delas já têm enxergado que é uma oportunidade nova de conexão com um público diferente, um nicho específico", disse. "Cabe às marcas cada vez mais mapear o mercado. Com certeza, elas perceberão que existe um mar azul em algumas modalidades, e o futebol americano é uma delas”, completou.

Publicidade na terra do Tio Sam
Doritos – "Crash the Super Bowl"
Convida consumidores a produzirem comerciais para a marca. Os selecionados serão exibidos durante o intervalo do jogo, com um prêmio de US$ 1 milhão para o vencedor.

Dove – #KeepHerConfident
Pelo segundo ano consecutivo, a campanha aborda a pressão estética em meninas, ressaltando que muitas abandonam o esporte por questões de autoestima.

Häagen-Dazs – "Not So Fast, Not So Furious"
Comercial estrelado por Vin Diesel, promovendo a campanha "Slow Down". A iniciativa continuará após o Super Bowl, reforçando a importância de desacelerar em diferentes contextos culturais.

Uber Eats – "A Century of Cravings"
O comercial estrelado pelo ator Matthew McConaughey, brinca com as teorias da conspiração acerca dos nomes de times, estádios e jargões do futebol americano que envolvem comidas.

(Colaborou Vinícius Novaes)

(Crédito: Foto de Caleb Woods na Unsplash)