A mídia programática está entre os assuntos mais comentados do mercado digital. Primeiramente, por ser considerada uma prática ainda muito nova e, segundo, por se tratar de um ecossistema complexo no que diz respeito ao entendimento que envolve todo o processo, bem como à qualificação do profissional que vai estar à frente desse modelo de compra automatizada.

Divulgação

Contudo, o que não faltam são discussões de melhorias com o objetivo de intensificar não apenas a expansão e consolidação da mídia programática no Brasil, mas, principalmente, identificar o perfil das empresas e dos profissionais que deverão responder de maneira ágil a essa recente demanda do mercado.

Para nos ajudar nessa árdua tarefa, ouso criar aqui um breve job description para exemplificar o desafio de encontrar profissionais para a área: pré-requisitos para o cargo. Além de conhecimento e experiência em publicidade, mídia, venda e pós-venda, entender sobre conceitos estatísticos e matemáticos, business intelligence, além de tecnologia, tornará o profissional completo para atender às demandas do mercado.

É imprescindível manter-se bem informado sobre o assunto, por meio de artigos, webinars e pesquisas disponibilizadas na internet, pois são ótimas fontes de conteúdo e atualização. Por fim, construir um bom networking, para a troca de experiências com outros profissionais da área.

Habilidades
Possuir boa capacidade de negociação. Ser extremamente analítico. Conhecer o perfil da audiência que será necessária alcançar com a campanha. Entender e saber utilizar dados. Ser ágil, organizado e focado para atingir bons resultados.

Manter-se por dentro das novidades do mercado e se adaptar rapidamente às mudanças. Entender a complexidade do ecossistema de mídia programática.

Responsabilidades
O profissional de mídia programática deve manter uma boa interação com outros departamentos. É esse relacionamento que determinará como será feita a execução do processo e vai ajudar no alcance da qualidade e do sucesso da operação.

Dessa forma, uma boa sinergia com os times da área técnica, de operações, de conteúdo, de marketing, bem como o restante da equipe comercial, são fatores críticos de sucesso.

Apostar no profissional certo com as qualificações certas, além de investir em seu aprimoramento, significa fomentar cada vez mais a adesão a esse novo modelo de veiculação, desenvolvendo o mercado e entregando melhores resultados aos clientes e publishers.

Ana Angélica Mariano é gerente de mídia programática do Grupo NZN