Estudo “Panorama de consumo da Black Friday 2023” apontou que 50% dos clientes devem gastar mais neste ano do que em 2022

No dia 24 de novembro vai ser realizada a Black Friday, uma das datas mais importantes para o mercado e, neste ano, o estudo “Panorama de consumo da Black Friday 2023”, realizado pelo Mercado Pago com clientes do e-commerce e do banco digital, apontou que 50% dos consumidores estão dispostos a gastar mais do que em 2022.

A pesquisa, que ouviu cerca de 8 mil usuários entre os dias 18 e 22 de setembro, apontou que entre as três categorias mais buscadas pelos brasileiros para a data deste ano são Eletrodomésticos, Eletrônicos e Celulares, seguidas por Moda e Casa&Decoração.

“Vimos que mais de 65% dos nossos consumidores já começaram a buscar preços e produtos para comprar na data, o que aponta para uma tendência de antecipação cada vez mais presente. Por isso, estamos trabalhando de forma ecossistêmica para impulsionar os empreendedores a venderem mais, à medida em que aprimoramos a experiência dos consumidores em nossa plataforma”, afirmou Julia Rueff, vice-presidente de marketplace do Mercado Livre.

Um dado levantado pelo relatório é que a otimização tem sido destacada como um atributo-chave no momento da compra e, com isso, o frete grátis é um ponto atrativo para 75% das pessoas, sendo que 1 em cada 3 consumidores enxerga a entrega rápida como um fator decisivo na hora da compra.

O levantamento também mostrou como os consumidores estão se planejando para pagar suas compras e apontou que mais brasileiros desejam fazer o pagamento à vista. Apesar disso, o cartão de crédito continua sendo o método de pagamento preferido para 69% dos consumidores, seguido pelo Pix (17%), cartão de débito (7%) e outros métodos (7%).

Segundo o estudo, a possibilidade de parcelamento é o que justifica o índice elevado em cartão, mas outros métodos de parcelamento vêm ganhando relevância, como crédito oferecido direto pelo Mercado Pago (salto de 12,5% em 2022 para 32,5% em 2023) e Pix parcelado.

"Identificamos um crescimento de 3 pontos percentuais no volume de clientes que pretendem pagar suas compras à vista (18%) este ano, enquanto em 2022 esse volume era de 15%. Mesmo com esse aumento, a grande maioria (67%) pretende parcelar em até 6x, o que comprova um melhor planejamento financeiro para compra de itens com ticket médio maior, mas sem perder as parcelas de vista”, explicou Daniel Davanço, country head de pagamentos para empresas do Mercado Pago.

Ao mesmo tempo em que os consumidores indicam que esperam comprar mais este ano, o estudo apontou que ticket médio por pedido deve ser semelhante ao que gastaram em 2022, principalmente nos valores mais baixos.

De acordo com os entrevistados, 33% pretendem gastar até R$ 500 (2 p.p maior do que em 2022), 24% esperam ter um ticket médio entre R$ 500 e R$ 1.000 (semelhante ao ano passado), 20% entre R$ 1.000 e R$ 2.000 (23% em 2022) e 23% afirmam que pretendem gastar acima de R$ 2.000 (20% em 2022).