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Neste ano, o Grand Prix de Creative Effectiveness foi concedido para ‘Van Googh’s Bedrooms: Let Yourself In’, criado pela Leo Burnett Chicago para o Instituto de Arte de Chicago. O Brasil não conquistou Leão na área.  

“Eu e meu júri consideramos os cases que causaram impacto. A ideia impactou a audiência da marca?  Impactou o negócio? Impactou a cultura? E impactou a criatividade? Um senso comum para nós foi o fato de que a campanha não dependia do tamanho do budget.  E sim se eram ideias grandiosas e originais. O Grand Prix envolvia uma exposição, em um local, em uma cidade e que gerou uma enorme conversa global. Foram mais de US$ 2 milhões em vendas”, revelou Jonathan Mildenhall, CMO global do Airbnb.

Para promover a exposição “Van Gogh’s Bedrooms”, a Leo Burnett Chicago recomendou que o Instituto de Arte de Chicago construísse uma réplica do tema do quadro ‘O quarto’, um dos mais famosos do pintor holandês. O quarto foi construído em um dos apartamentos do Airbnb, parceiro da campanha, em Chicago. A ideia foi um sucesso e as datas disponíveis para aluguel do quarto de ‘Van Gogh’ se esgotaram rapidamente.

“Tudo que a gente julgou era brilhante, porque já foi premiado. A gente premiou seis cases com ouro e dentre eles, selecionamos três para competir para o Grand Prix.  Os que concorreram foram ‘Van Gogh’s Bedrooms’, ‘The Swedish Number’ e ‘The McWhopper Proposal’. Eu não posso dizer muito bem como o ‘McWhopper’ foi avaliado, porque tive que sair da sala. Do meu ponto de vista, ‘Van Gogh’s Bedrooms’ tinha um resultado mais sólido. Mas para ser honesto, qualquer um dos três que tivesse ganho teria sido um resultado justo. São campanhas que qualquer pessoa que trabalha com marketing ou em agências teria cortado o braço para participar das campanhas”, falou o brasileiro Fernando Machado, head de brand marketing do Burger King nos Estados Unidos, que participou do júri.

O Burger King foi eleito  o Anunciante do Ano no Cannes Lions 2017. Segundo Machado, a marca deve sair do festival com 25 a 30 Leões.