O Brasil conquistou 13 Leões no quarto e penúltimo dia do Festival de Cannes, após as avaliações de mais seis categorias: Brand Experience&Activation, Mobile, Radio&Audio, Innovation, Creative eCommerce e Creative Effectiveness.
Com isso, o país chega a 78 Leões dentre as 23 categorias já avaliadas. Restam apenas quatro áreas que revelarão seus resultados nesta sexta-feira, 21: Sustainable Development Goals Lions, Film Lions, Titanium Lions e Glass: the Lion for Change. Também será revelado o prêmio especial Cannes Lions Grand Prix for Good.
Vale lembrar que o Brasil tem 10 shortlists em Film e 1 em Glass, com mais 11 chances de Leão. Mas mesmo que todos fossem convertidos em Leão, o país já não atingiria os 101 Leões conquistados em 2018, ou mesmo os 116 da edição de 2014, recorde do país até hoje. Uma tendência de maior rigor dos júris na distribuição dos prêmios tem sido observada durante a semana e afeta a todos os países.
No quarto dia, o Brasil marcou presença entre os vencedores das categorias Creative eCommerce e Innovation, que costumam distribuir poucos Leões. Neste ano, em Innovation, “BrailleBricksForAll”, da Lew´LaraTBWA para Dorina Nowill Foundation for the Blind, ganhou uma Prata, repetindo o único Leão do ano passado (que havia sido um Bronze). Em paralelo, “Air Max Graffiti Stores”, da AKQA para Nike, faturou Bronze em Creative eCommerce – a categoria não trouxe Leão no ano passado.
Entre as outras áeas, a também concorrida Creative Effectiveness, que havia dado um Leão ao país no ano passado, com “Refugee Nation” (Ogilvy NY e Square Pixel), não concedeu nenhum Leão ao Brasil em 2019. Em Brand Experience&Activation, houve queda de 8 para 6 Leões, em Radio&Audio manteve-se um único Leão, ao passo que Mobile viu alta de 3 para 4 (embora um dos prêmios no ano passado tenha sido o GP para “Detector de Corrupção”, da Grey para Reclame Aqui).
Dentre os 13 troféus da quarta-feira, foram distribuídos 4 Pratas e 9 Bronzes. Na soma dos três primeiros dias, já são 2 Grand Prix, 7 Ouros, 19 Pratas e 50 Bronzes, totalizando os 78 Leões.
Os Grand Prix do dia foram concedidos a “Westworld: the Maze”, da 360i NY para Westworld (HBO) (Rádio), “The Whooper Detour”, da FCB NY para Burger King (Mobile – seu segundo GP), “Changing the Game”, da McCann NY para XBox Microsoft (Brand Experience & Activation), “See Sound”, da Area 23 e FCB Health para Wavio (Innovation), “Do Black – The Carbon Limit Credit Card”, da RBK Communication (Suécia) para Doconomy (Creative Ecommerce) e “Black Supermarket”, da Marcel Paris para Publicis (Creative Effectiveness).
A agência brasileira com maior quantidade de Leões até o momento é a Grey, com 10 troféus, sendo 2 Pratas e 8 Bronzes. A David possui 9 Leões, com 2 Ouros, 2 Pratas e 5 Bronzes, e a Africa vem a seguir, com 3 Pratas e 5 Bronzes. Com 7 Leões, destaque para a AKQA, com 2 Grand Prix, 2 Pratas e 3 Bronzes. A Tech and Soul também tem 7, com 2 Pratas e 5 Bronzes.
No entanto, pelo critério de qualificação de metais, a AKQA é a melhor agência brasileira. Possui 83 pontos, sem contar shortlists, e deixa no segundo lugar a David, com 59 pontos. Estão na sequência Grey (38), Africa (36), Tech and Soul (29), VML Y&R (28), Wunderman Thompson (24), Ogilvy (21), BETC/Havas (17) e AlmapBBDO (16). Reforçando que a pontuação não inclui shortlists, o que pode ocasionar pequenas variações.
AGÊNCIAS COM MAIOR PONTUAÇÃO | |
AKQA | 83 |
DAVID | 59 |
GREY | 38 |
AFRICA | 36 |
TECH AND SOUL | 29 |
VML Y&R | 28 |
WUNDERMAN THOMPSON | 24 |
OGILVY | 21 |
BETC/HAVAS | 17 |
ALMAPBBDO | 16 |
*A pontuação acima não considera shortlists
AGÊNCIAS | GRAND PRIX | OURO | PRATA | BRONZE | TOTAL AGÊNCIA |
GREY | 2 | 8 | 10 | ||
DAVID | 2 | 2 | 5 | 9 | |
AFRICA | 3 | 5 | 8 | ||
AKQA | 2 | 2 | 3 | 7 | |
TECH AND SOUL | 2 | 5 | 7 | ||
VMLY&R | 1 | 1 | 2 | 4 | |
ALMAPBBDO | 1 | 3 | 4 | ||
WUNDERMAN THOMPSON | 1 | 3 | 4 | ||
BETC HAVAS | 2 | 1 | 3 | ||
OGILVY | 1 | 2 | 3 | ||
GTB | 1 | 2 | 3 | ||
ARTPLAN | 1 | 1 | 2 | ||
NBS | 1 | 1 | 2 | ||
PUBLICIS | 2 | 2 | |||
WIEDEN+ KENNEDY |
1 | 1 | |||
McCANN HEALTH | 1 | 1 | |||
FCB | 1 | 1 | |||
CP+B | 1 | 1 | |||
LEO BURNETT TM | 1 | 1 | |||
Z+ HAVAS | 1 | 1 | |||
TALENT MARCEL | 1 | 1 | |||
TRIBAL | 1 | 1 | |||
NATIONAL GEOGRAPHIC | 1 | ||||
LEW LARA TBWA | 1 |
TOTAL METAL | 2 | 7 | 19 | 50 |
TOTAL BRASIL | 78 |
O Cannes Lions já distribuiu 24 Grand Prix em 23 categorias, para:
1) “Nike Dream Crazy/Colin Kaepernick”, da Wieden+Kennedy Portland para Nike (Outdoor)
2) “The Blank Edition”, da ImpactBBDO Dubai para An-Nahar (Print&Publishing)
3) “Creatability”, do Google Creative Lab para Google (Design)
4) “Breath of life”, da McCann Health China para GSK (Pharma)
5) “Thisables”, McCann TelAviv para Ikea (Health & Welness)
6) “Address the future”, da Virtue Copenhagen ara Carlings (Digital Craft)
7) “Resolve (Myanmar)”, “Rigor (Taxes)”, “Courage (Mexican Spyware)”, “Perseverence (Immigration)”, Fearlessness (ISIS)”, da Droga5 para The New York Times (Film Craft)
8) “Just do It HQ At the Church”, da Momentum NY e Canadá para Nike (Industry Craft)
9) “Nike Dream Crazy”, da Wieden+Kennedy Portland para Nike (Entertainment Lions for Sport)
10) “Bluesman”, da AKQA SP para Baco Exu do Blues (Entertainment Lions for Music)
11) “This is America”, da Doomsday para Childish Gambino (Entertainment Lions for Music)
12) “5B”, da UM Studios NY para Johnson&Johnson (Entertainment Lions)
13) “Air Max Graffiti Stores”, da AKQA SP para Nike (Media)
14) “Go Back to Africa”, da FCB/SIX Toronto para Black&Abroad
15) “The E.V.A. Initiative”, da Forsman & Bodenfors para Volvo Cars (Creative Strategy)
16) “Keeping Fortnite Fresh”, da VML Y&R Kansas para Wendy´s
17) “The Tampon Book: A Book Against Tax Discrimination”, da Scholz & Friends Berlin para The Female Company
18) “The Whooper Detour”, da FCB NY para Burger King
19) “Westworld: the Maze”, da 360i NY para Westworld (HBO) (Radio&Lions)
20) “The Whooper Detour”, da FCB NY para Burger King (Mobile)
21) “Changing the Game”, da McCann NY para XBox Microsoft (Brand Experience & Activation)
22) “See Sound”, da Area 23 e FCB Health para Wavio (Innovation)
23) “Do Black – The Carbon Limit Credit Card”, da RBK Communication (Suécia) para Doconomy (Creative Ecommerce)
24) “Black Supermarket”, da Marcel Paris para Publicis (Creative Effectiveness)
Resumo do dia (20/06) por categoria:
Radio&Audio Lions
Inscrições: 996
Prêmios no total: 34
Grand Prix: “Westworld: the Maze”, da 360i NY para Westworld (HBO)
Brasil: 1 BRONZE
“Sounds of Future Ocean”, da National Geographic BRONZE
Mobile Lions
Inscrições: 866
Prêmios no total: 42
Grand Prix: “The Whooper Detour”, da FCB NY para Burger King
Brasil: 2 PRATAS, 2 BRONZES (4 NO TOTAL)
“Burn that Ad”, da David SP para Burger King PRATA
“Accessibility Mat”, da GTB para Ford PRATA
“Air Max Grafitti Stores”, da AKQA para Nike BRONZE
“Rescue Dogz”, da Wunderman Thompson para GUD BRONZE
Brand Experience & Activation Lions
Inscrições: 2532
Prêmios no total: 70
Grand Prix: “Changing the Game”, da McCann NY para XBox Microsoft
Brasil: 1 PRATA, 5 BRONZES (6 NO TOTAL)
“Distracted Goalkeeper”, da Tech and Soul para Uber – PRATA
“Contract Translator”, da Grey para Reclame Aqui – BRONZE
“Burn that Ad”, da David SP para Burger King – BRONZE
“Accessibility Mat”, da GTB para Ford – BRONZE
“The Grand Finale”, da Publicis para Heineken – BRONZE
“The Real Machado”, da Grey para Universidade Zumbi dos Palmares – BRONZE
Innovation Lions
Inscrições: 187
Prêmios no total: 7
Grand Prix: “See Sound”, da Area 23 e FCB Health para Wavio
Brasil: 1 PRATA (1 NO TOTAL)
“#BraillerBricksForAll”, da Lew´LaraTBWA para Dorina Nowill Foundation for the Blind
Creative Ecommerce Lions
Inscrições: 300
Prêmios no total: 9
Grand Prix: “Do Black – The Carbon Limit Credit Card”, da RBK Communication (Suécia) para Doconomy
Brasil: 1 BRONZE (1 NO TOTAL)
“Air Max Graffiti Stores”, da AKQA SP para Nike
Creative Effectiveness Lions
Inscrições: 227
Prêmios no total: 12
Grand Prix: “Black Supermarket”, da Marcel Paris para Publicis
Brasil: 0