De acordo com estudo da EnTribe, 42% dos entrevistaram já se arrependeram de terem comprado produtos endossados por influenciadores

Os consumidores estão ficando fartos do marketing de influenciadores e estão começando a buscar conteúdo gerado pelo usuário (UGC), ou conteúdo relacionado à marca criado pelos clientes. É isso que apontou o novo estudo da EnTribe.

A pesquisa, realizada em abril de 2023 e que entrevistou mais de 1.000 consumidores estadunidenses com idades entre 18 e 60+, teve como objetivo entender como os consumidores percebem as marcas que utilizam conteúdo tradicional de influenciadores versus conteúdo gerado pelo usuário.

Dos entrevistados, 86% afirmaram que são mais propensos a confiar em uma marca que publica conteúdo gerado pelo usuário. Em comparação, apenas 12% afirmaram que estão inclinados a comprar um produto promovido por um influenciador.

Outro ponto trazido pelo levantamento é que 81% dos entrevistados disseram que o uso de influenciadores por uma marca não tem impacto ou tem um impacto negativo na sua percepção da marca e mais da metade (51%) admitiram que passam direto pelas postagens dos influenciadores.

O estudo também mostrou que 62% dos entrevistados revelaram que nunca compraram um produto promovido por um influenciador, enquanto 42% dos que compraram um produto endossado por um influenciador admitiram se arrepender da compra.

“Os consumidores de hoje estão muito atentos, especialmente a geração Z, sobre os influenciadores. Eles sabem que aquelas pessoas estão sendo pagas e, sabendo disso, a divulgação perde a autenticidade para esse público”, explicou Adam Dornbusch, fundador e executivo-chefe da EnTribe.