O funding do setor imobiliário está em elevação e vai continuar assim. Projeção da EY na análise Mercado de incorporação imobiliária brasileiro aponta que o VGV em 2035 será de R$ 273 bilhões, equivalente a 971 mil unidades.
Como a fatia de investidores na aquisição das ofertas é grande, o mercado de locação cresce e ganha métricas de segurança. A plataforma QuintoAndar, por exemplo, é caudatária do digital e se posiciona como facilitadora de locação, com R$ 30 bilhões em ativos sob sua gestão e 6.500 novos contratos fechados apenas em setembro, superando a pré-pandemia.
A segurança que oferece aos locadores de pagar o valor do contrato, caso haja inadimplência do locatário, é o seu principal asset. Desde sua implantação, em 2013, já honrou R$ 200 milhões de aluguéis atrasados, mais de R$ 50 milhões entre abril e setembro deste ano. Sua publicidade, organizada pela agência GUT, enfatiza a tranquilidade que transfere para os seus clientes.
“O QuintoAndar é nativo digital. Nascemos com objetivo de resolver as dores do cliente que busca um imóvel novo. Dessa forma, usando tecnologia de ponta, buscamos oferecer a melhor, mais segura e prática experiência para quem quer alugar, comprar ou vender um imóvel residencial. Esse DNA tech sempre contribuiu muito para que tivéssemos uma comunicação mais digital.
Por isso, criar um ecossistema integrado de branding, performance e insights, entre outras frentes, foi fundamental para sermos ágeis e certeiros na nossa comunicação, além de criar um equilíbrio na nossa marca”, esclarece a executiva Flávia Mussalem, head de marketing da marca. Ela acrescenta:
“Não é novidade que os hábitos de consumo mudaram. No setor imobiliário não foi diferente. O cliente demanda cada vez mais serviços personalizados, práticos e rápidos. Por isso, a gente entende que Data e UX são fundamentais para atingir esse objetivo. Temos times inteiros debruçados nessas frentes para garantir a melhor experiência para o usuário.
Acreditamos também na força dos dados para antecipação de tendências. Hoje o QuintoAndar é a empresa com mais dados do setor imobiliário residencial do Brasil. Isso nos permite criar produtos e serviços inovadores que os clientes ainda nem sabem que precisam.
Desde o início da pandemia, percebemos uma mudança no perfil de busca dos imóveis. Notamos um crescimento na procura por casas mais amplas, maiores que 90m2. Outro ponto que identificamos foi o aumento na busca por características relacionadas a conforto e tranquilidade.