Ao contrário da canibalização que muitos imaginavam, o meio digital abriu novas possibilidade para o rádio no Brasil e no mundo. Algumas emissoras já estão aproveitando a oportunidade para diversificar seus modelos de conteúdo e até mesmo de negócios. A Rádio Globo, por exemplo, lança nesta terça-feira (05) a série de podcasts ‘Brasil em Copas – Cinco Jogos pra história’.

A ideia é relembrar, em cinco episódios, momentos marcantes da Seleção Brasileira nos mundiais de 1970, 1982, 1994, 1998 e 2002. Com narração de Alex Escobar, o projeto conta com áudios históricos exclusivos, como os de gols narrados pelos comunicadores da casa Osmar Santos, Jorge Curi e Waldir Amaral. A série poderá ser encontrada gratuitamente no site ou no aplicativo da Rádio Globo.

Renata Gorini, gerente de desenvolvimento digital do Sistema Globo de Rádio, explicou que há também nos podcasts uma oportunidade de negócios para as marcas. “O modelo comercial é baseado em publicidade. Os podcasts podem ser patrocinados na voz dos âncoras ou em formatos de áudio inseridos automaticamente no início ou no final de cada episódio”, explicou.

Ainda de acordo com Renata, podcast é um modelo que a Rádio Globo tem investido bastante. Atualmente as plataformas digitais da emissora contam com mais de 20 podcasts, que trazem conteúdos sobre esportes, música, saúde, cultura e notícias. O ouvinte encontra desde o ‘Papo de amor’, podcast em parceria com New York Times e dicas de cinema com Renata Boldrini até análises do mundo do futebol com Alex Escobar e Paulo Vinícius Coelho, além de debates sobre saúde com Mariana Ferrão, entrevistas feitas por Fernanda Gentil e Leo Jaime e programetes do No Ar, que é comandado diariamente na Rádio por Otaviano Costa.