A movimentação no Palais des Festivals, palco do Cannes Lions, não é nenhuma novidade para Rafael Donato, vice-presidente de criação da agência David São Paulo. Afinal o executivo já participou de diversas edições do evento. Porém, este ano, ele terá a oportunidade de conferir de perto os bastidores da premiação, já que foi selecionado para ser o representante brasileiro na competição Direct Lions. Nesta entrevista, Donato fala sobre as suas expectativas, revela que entre os trabalhos inscritos o case Whopper Detour, do Burger King, chama a atenção pela ousadia e que o Brasil tem criatividade de sobra para crescer nesta área do festival de criatividade.

ESTREIA
Este ano será a minha primeira vez como jurado, mas já participei como delegado em edições passadas. A expectativa é aprender, observar como são as discussões nos bastidores, entender a cabeça dos jurados e me inspirar com trabalhos incríveis. Vou de cabeça aberta e caderninho na mão.

CASES
Espero ver em Direct todo o tipo de ideia. Como é uma área muito ampla, acredito que as principais peças do ano vão passar por esta competição. Vai ser difícil escolher as melhores ideias tão diferentes. Entre os trabalhos inscritos que já vi, Whopper Detour, do Burger King, chama a atenção pela sua ousadia e pela resposta do consumidor.

PRÊMIO
Para receber um Leão, o trabalho tem de demonstrar coragem, independentemente da categoria. No caso de Direct,
precisa demonstrar resultados mensuráveis e significativos.

EXPECTATIVA
O Brasil conquistou 11 Leões no ano passado na categoria de Direct e, sem dúvida, consegue crescer na competição. Em um país com consumidores tão ativos, conseguir uma resposta a uma campanha está cada vez mais comum. Só depende da nossa criatividade, que a gente tem de sobra.

TRANSFORMAÇÃO
Acredito que vamos ver cada vez mais o uso da tecnologia em campanhas de Direct. As marcas e consumidores já estabeleceram uma via de mão dupla, e a tecnologia chegou para alargar essa via, seja com smartphone na mão ou com uso de dados e social listening em redes sociais.

INSPIRAÇÃO
O Festival de Cannes está cada ano mais exigente. Isso faz com que as peças premiadas virem referência para toda a indústria. Sem dúvida, a gente sai de lá querendo fazer mais, se arriscar mais e achar novas soluções para nossos clientes.