Depois de fundar a Biruta Mídias Mirabolantes e passar nove anos na empresa como ceo, ao lado dos sócios Rômulo Groisman e Alan James, Rafael Liporace anunciou sua saída da empresa. Em carta distribuída aos parceiros, o executivo diz que parte “em busca de novos desafios pessoais e profissionais”.
A partir de agora, a empresa passa a ser administrada por um comitê executivo composto por Sergio Adler, cfo (chief financial officer) da companhia, Joca Muller, ex-ceo da Cervejaria Devassa e sócio da Fox Investimentos — grupo financeiro investidor da empresa; e James. “Vou buscar o mesmo caminho que há nove anos minha família, meus amigos e o mercado chamaram de ‘sonho’, mas que sem duvida se tornou realidade da maneira mais bonita e satisfatória que todos podiam imaginar”, disse Liporace na carta.
A Biruta nasceu como empresa de mídias alternativas e foi pouco a pouco ampliando seus serviços. Mais recentemente, anunciou ter-se tornado uma empresa de comunicação full service, passando a concorrer com as agências de publicidade — com as quais sempre estabeleceu parcerias para realizar ações “mirabolantes”.
Entre as campanhas importantes realizadas pela Biruta está o case “Movimento dos sem namorados” para o site Par Perfeito, finalista em Cannes e que conquistou várias premiações nacionais; o Aqualume, considerado o maior evento paralelo aos Jogos Panamericanos 2007 na capital fluminense; e, em 2010, o Futebol Arte, Vídeo Map 3D no prédio do MAC em São Paulo, único projeto chancelada pelo poder público na cidade durante a Copa do Mundo de 2010.
A Biruta tem hoje sede no Rio e escritórios em São Paulo e Fortaleza. Já conquistou diversas premiações, entre elas melhor empresa de comunicação para se trabalhar, segundo o Great Place to Work. De acordo com comunicado distribuído pela empresa, a estratégia da agência é de garantir um crescimento sustentável nos próximos cinco anos, não só no mercado carioca, onde a empresa foi criada, mas em outras importantes capitais do país, principalmente as cidades-sede da Copa do Mundo e das Olimpíadas no Brasil. O escritório paulistano, aberto em 2008, este ano apresentou o dobro do faturamento em relação a 2011 e já representa 40% da receita da empresa.